No Maranhão existem importantes teatros, o mais conhecido é o Arthur Azevedo que fica localizado na Rua do Sol e é um importante símbolo cultural da capital. Os teatros são palco de manifestações cênicas e shows musicais, ambientes que despertam diferentes tipos de sentimentos e emoções.
A cada ano aumenta o número de apaixonados por arte cênica. Alguns querem trabalhar profissionalmente, outros fazem uso da habilidade para diversão. Contudo, todos querem estar no palco.
Segundo o assessor do Teatro Arthur Azevedo, Mario Ferreira, o projeto ‘Núcleo, Arte e Educação’ tem contribuído muito para esse aumento. “O número de pessoas que vêm ao teatro assistir as peças varia muito da produção e dos atores que irão apresentar. Aqui no teatro, tem um projeto chamado ‘Núcleo, Arte e Educação’ que visa despertar o desejo dos alunos em atuar. A procura é tão grande que temos que fazer seleção. O projeto não é uma formação, é só um aprendizado, ressalta”.
Em São Luís, escolas como o InCena e o Cacem são procuradas diariamente, pois no final do curso, os atores recebem seus DRT (Registros de Atores Profissionais) com o intuito de se formar atores.
De acordo com o professor de Teatro, Josué Costa, a procura é por conhecimento e os alunos querem aperfeiçoar suas técnicas. “Não existe um bom ator, existe aquele que estuda. Tenho alunos de três a oitenta anos e todos com vontade de aprender bastante. O conhecimento é constante, e eu costumo dizer que a preparação do ator é a soma de trabalho do cotidiano, de todas as vivências. Quanto mais você investiga, se joga no trabalho, mais você consegue atuar bem, com muita emoção, com a verdadeira emoção cênica” concluiu.
Juliana Raite, 29 anos, é advogada e faz teatro há três anos disse que procurou o teatro por satisfação pessoal e paixão.
Técnicas teatrais vindas de outros estados são bem vindas e os atores apreciam. A preparadora de elenco e diretora Bia Oliveira esteve recentemente em São Luís fazendo uma investigação cênica com atores profissionais e amadores.
Bia ressaltou que no Maranhão existem muitas pessoas talentosas, mas poucas têm coragem de embarcar nesse sonho. “O desejo de ser ator é muito grande, está em todo mundo, todos gostam, mais nem todo mundo se arrisca, porém aqui existe um lugar onde o ator é acolhido e é estudado, a escola de teatro. Para mim um bom ator é aquele que se joga numa piscina de pregos, aquele que embarca no seu sonho, que está no caminho e mesmo assim, diz que não sabe nada, que está estudando 24h por dia, principalmente aquele que gosta de estar no palco”.