RECEITA

Aprenda a fazer o prato nordestino arroz de cuxá com a chef maranhense Márcia Latão

A maranhense montou um serviço de personal chef incentivada pela dificuldade de encontrar a iguaria em outro estado brasileiro

Culinária
Maranhense, Márcia Latão montou um serviço de personal chef incentivada pela dificuldade de encontrar a iguaria em Brasília.
Feita com arroz e camarões, a receita se diferencia pelo uso do cuxá, molho típico à base de camarão seco, pasta de gergelim torrado, vinagreira, pimenta de cheiro e coentro-do-Pará.
Segundo ela, o arroz de cuxá representa bem o caldeirão cultural que é a comida nordestina, pois recebe influências francesa, indígena, portuguesa, africana e árabe.
Márcia Latão leva os ingredientes e faz o preparo na casa dos clientes. Para um casal, o serviço sai a partir de R$ 40. Outra alternativa é o bufê montado em eventos, a R$ 60 por pessoa. Além da tradicional receita, o valor dá direito a arroz, vatapá, pescada amarela e frigideira de camarão e caranguejo.
Confira a receita do arroz de cuxá da personal chef Márcia Latão.
Ingredientes
1kg de arroz arbóreo
500g de camarão seco descascado
12 camarões grandes com casca para decorar
2 maços de vinagreira
2 pimentas de cheiro
1 e 1/2 xícara de azeite extra virgem
1 cebola grande
2 tomates médios
1 pimentão amarelo pequeno
1 pimentão vermelho pequeno
1 maço de coentro
300g de gergelim torrado
2 xícaras de água quente
6 dentes de alho
Pimenta-do-reino a gosto
Sal a gosto
Modo de fazer – Arroz
Em uma panela, coloque meia xícara de azeite, 02 dentes de alho amassado, acrescente o arroz e refogue bem, despeje dois litros de água fervida,deixe cozinhar.Reserve
Modo de fazer – Cuxá
Lave bem o camarão e coloque de molho por uma hora pra retirar o sal. Em uma panela coloque 01 xícara de azeite, refogue a cebola cortada em cubos pequenos, acrescente o alho amassado, refogue bem, em seguida coloque os pimentões cortados em cubos pequenos, os tomates cortados em cubos pequenos
Sem a semente, deixe refogar bem, acrescente o camarão escorrido e deixe refogar bem, em seguida acrescente a pasta da vinagreira e pasta de gergelim, deixe cozinhar bem mexendo sempre, finalize com a pimenta de cheiro picadinha, pitada de pimenta-do-reino e coentro picado. Misture o arroz com o cuxá, enfeite com camarão grande com casca.
Modo de fazer – Vinagreira
Separe as folhas do talo. Em uma panela ferva 01 litro de água, mergulhe as folhas e retire em seguida, coloque em um escorredor de macarrão até escorrer toda água. Em uma tábua bata bem, fornando uma pasta.Reserve.
Modo de fazer – Pasta de gergelim
Torre o gergelim, no liquidificador coloque 02 xícaras de água quente, acrescente o gergelim torrado e bata bem até formar uma pasta consistente. Reserve.
VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias