Estudante de biologia da UFMA se forma em hospital e é transferido para SP
Geovane estava internado desde novembro e, com iniciativa da irmã, conseguiu se formar e ser transferido para um hospital perto da família.
O jovem universitário Geovane Ferreira da Silva, de 27 anos, foi internado em novembro de 2022 no Hospital Universitário da Universidade Federal do Maranhão (HU-UFMA), vinculado à Rede Ebserh, com um quadro de saúde delicado de suspeita de encefalite necrotizante.
Como morava sozinho em São Luís, não foi nada fácil para a irmã Vera Lúcia Ferreira ter que largar tudo em São Paulo para acompanhá-lo ao longo dos últimos meses. Por isso, contou com uma rede de colaboração formada por muitas mãos para tentar levá-lo para perto da família. Além de ter conseguido, ela também garantiu que Geovane voltasse como o mais novo licenciado em Ciências Biológicas da UFMA.
Geovane morava em São Luís desde 2017 quando ingressou na UFMA pelo curso de Ciências Biológicas. É natural de Zé Doca, interior do Maranhão, localizado a 302 km da capital maranhense.
Entretanto, sua irmã Vera Lúcia e demais irmãos moram na cidade de Hortolândia, em São Paulo. Por isso, foi solicitado pela sua família a sua transferência para que eles pudessem revezar entre eles os cuidados com o Geovane.
O auditório central da Unidade Presidente Dutra marcou um momento singular na trajetória desse guerreiro, sendo palco de uma colação de grau especial de Geovane Ferreira, na tarde desta quarta-feira, 11. O momento contou com a participação dos amigos de curso, dos profissionais que o acompanharam até agora e de professores.
Ele recebeu a outorga de grau da coordenadora em exercício do Curso de Biologia, Fernanda Fernandes, representando o reitor da UFMA, Natalino Salgado Filho. Logo em seguida, ele seguiu para o aeroporto, para ser transferido em uma UTI aérea para o Hospital Mário Covas, em Hortolândia (SP).
A irmã do Geovane, Vera, muito emocionada, fez o juramento em nome do irmão e na ocasião agradeceu tanto o empenho de todos para ajudá-la na vaquinha, que inicialmente seria para a transferência na UTI móvel, como agradeceu a possibilidade da cerimônia especial. “Não tenho nem palavras para agradecer toda a equipe do hospital pela forma que eles cuidaram do meu irmão. O meu agradecimento vai para muita gente. Eu fiz uma vaquinha para poder fazer o transporte do Geovane, mas não precisamos usar. Agora temos mais um meio para poder cuidar da recuperação dele. E queria agradecer por esse momento também. O sonho dele era a formatura. Eu tenho mensagem dele em que dizia que eu tinha que dar um jeito de vir na formatura dele. O sonho dele era esse dia chegar. Quando ele ficou doente, e eu vi que era muito grave, o meu medo era esse momento não acontecer. Agora vamos focar na recuperação dele perto da família e, quando ele estiver bom, vai poder exercer a sua profissão”.
A coordenadora em exercício do Curso de Biologia enfatizou o quão dedicado ele foi durante a sua trajetória no curso. “Ele é uma pessoa de coração enorme. Quando eu vim transferida em 2019, ele cursou uma disciplina comigo e, ao final, me enviou uma mensagem muito linda de reconhecimento e de acolhimento. Esse é o Geovane. Essa pessoa de coração bom, estudioso e muito querido no curso de Biologia. Estamos felizes em poder realizar hoje o seu sonho de colar grau e continuamos torcendo muito por ele”, disse Fernanda Fernandes.
A superintendente do HU-UFMA/Ebserh, Joyce Santos Lages, fez um agradecimento especial a todos que se mobilizaram e contribuíram de alguma forma para que pudessem se concretizar dois sonhos da família: a transferência e a formação acadêmica. “Agradecemos a toda a sociedade e, em especial, a toda a equipe de saúde do HU-UFMA que, ao longo desse período, cuidou do nosso aluno Geovane. Agradecemos a Secretaria de Saúde de Hortolândia, que foi proativa na liberação da vaga do leito para recebê-lo, da Secretaria de Estado da Saúde do Maranhão, que proporcionou o transporte aéreo para que ele retornasse, toda a equipe de docentes e pró-reitores da Universidade, que ao longo desse período acompanharam o Geovane e que possibilitaram esse momento de formatura, que era o objetivo dele de estar aqui no Maranhão, que era ser um biólogo”, declarou.
Acompanhe e siga nossas redes sociais:
Instagram, Twitter e Facebook, além de compartilhar e comentar. Denúncia, vídeos, fotos e sugestões: Mande no Whatsapp – (98) 99144-5641