NOTÍCIA BOA

Espanha inicia um “novo normal” e pessoas podem voltar as ruas

Após dias registrando queda no número de infectados e mortes pelo novo coronavírus, o país da seguimento a flexibilização das medidas de isolamento social

Com as mudanças que ocorrem hoje no país, um total de 11,7 milhões de habitantes poderão sair de casa

Nesta segunda-feira (25), a Espanha como um todo deixa esta etapa 0 da desaceleração causada pela crise do novo coronavírus e todo o país entra nas fases 1 e 2 da flexibilização do isolamento. Madri e Barcelona, ​​as grandes áreas metropolitanas importantes do país, passam para a fase 1. Diante das mudanças que ocorrem hoje no país, um total de 11,7 milhões de habitantes poderão abrir a porta do apartamento e sair para tomar uma bebida no terraço e ver colegas ou família – determinado é de no máximo 10 pessoas por reunião -.  Sempre, dentro da mesma cidade ou região de saúde. E tudo a dois metros de distância e com uma máscara, se for menor.

O Ministério da Saúde da Espanha divulgou neste domingo (24), que foram registradas 70 mortes em decorrência da Covid-19, o que representa alta na comparação com a véspera, em que o acréscimo foi de 48.

Apesar do aumento, pelo oitavo dia consecutivo o número de falecimentos no país fica abaixo de 100. No total, 28.740 pessoas perderam a vida desde o início da pandemia.

Início de um “novo normal” na Espanha

As medidas foram estabelecidas por uma ordem do Ministério da Saúde publicada neste sábado no Diário Oficial do Estado (BOE), que elimina as restrições que exigiam que apenas um pai com um máximo de três filhos ou dois adultos em coabitação pudessem sair. Essa limitação também desaparece na prática do esporte não profissional. Durante esses passeios, a distância de dois metros e as medidas de higiene habituais devem ser mantidas. O texto também regula o uso das praias e inclui medidas como a reabertura na fase 2 das academias e autoescolas. Nesta fase, o governo deixa às comunidades a decisão de retornar às aulas no ensino não universitário.

A ordem relaxa algumas das condições previamente estabelecidas para cada uma das fases a partir desta segunda-feira, quando toda a Espanha. Assim, para as comunidades e territórios que estão na fase 1, a suspensão da realização de obras em casas ocupadas, a abertura de shopping centers fica mais flexível, os museus podem decidir sua capacidade entre 30% e 50%. Também é permitida a retomada do treinamento prático presencial do pessoal ferroviário e de voos particulares dentro da mesma ilha nas Ilhas Baleares. O texto também permite retomar a separação manual dos resíduos que podem ser infectados, como máscaras e luvas, vão desde que a pessoa que recolher tenha o equipamento e use medidas de proteção adequadas.

Voltar para as salas de aula

As comunidades autônomas que estão na fase 2 podem decidir sobre o retorno às salas de aula do ensino não universitário. “As administrações educacionais podem ordenar a flexibilidade das medidas de contenção e a retomada das atividades em sala de aula no campo educacional e no treinamento não universitário, correspondendo também à execução de tais medidas”, afirma o decreto real. As instituições também podem optar por manter a modalidade à distância e online

Uso de praias

Na fase 2, a ordem estabelece novas condições para o uso das praias. Assim, toalhas, espreguiçadeiras e pertences pessoais devem ser colocados de maneira que “um perímetro de segurança de dois metros seja garantido em relação a outros usuários”. As espreguiçadeiras para uso rotativo devem ser limpas e desinfetadas ao trocar de usuário. Chuveiros e pedestres externos, banheiros, vestiários e outros serviços similares são permitidos. Sua ocupação máxima será de uma pessoa, a menos que o usuário precise de assistência.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias