NOTÍCIA BOA

10 mil testes para coronavírus foram realizados este mês no Maranhão e ajudam a acelerar tratamento

Os testes são feitos na rede pública e privada de saúde. Até agora, foram 18 mil testes realizados em todo estado

testes para coronavírus

Reprodução

O Maranhão tem aumentado consideravelmente os números de testes realizados para identificar o novo coronavírus, tanto na rede pública de saúde, quanto na rede privada. Em todo o mês de maio até esta terça-feira (12), foram realizados pouco mais 10 mil testes, destes 6.087 foram feitos pelo sistema público de saúde e 3.920 em laboratórios particulares. Até agora 9.112 pessoas já foram infectadas pelo novo coronavírus e 1877 pessoas recuperadas.

Os diagnósticos precisos impedem que o estado ‘fique no escuro’, sem saber o número de contaminados e até que ponto o vírus espalhou. Com a realização de mais testes é possível identificar um maior número de pessoas infectadas e consequentemente acelerar as medidas para o tratamento do coronavírus. Quanto mais cedo os pacientes iniciam os cuidados e mantém o isolamento social, mais rápido os efeitos do vírus no organismo são evitados, além de diminuir o risco de uma cadeia de contaminação.

Só ontem, foram realizados 984 testes a mais em relação à segunda-feira, no dia 8 de maio o número chegou a 1.502 a mais em relação a data anterior.

Desde o alarme da pandemia no estado e o início das testagens, o Maranhão já soma um total de 18. 019 mil testes para coronavírus realizados.

A confirmação do novo coronavírus se dá por meio de exames laboratoriais realizados por biologia molecular para identificar o material genético do vírus em secreções respiratórias. A coleta é simples e os resultados não precisam de muito tempo para serem finalizados. Há também os testes rápidos sorológicos que ajudam a detectar o novo coronavírus no organismo.

Total de testes realizados desde o início da pandemia: 18.019

Testes para coronavírus são uma demanda que está em produção no Brasil

No dia 28 de abril a Agência Nacional de Saúde (Anvisa), autorizou a realização de testes rápidos do coronavírus em farmácias. De maneira geral, os exames rápidos ou sorológicos, usam uma pequena amostra de sangue, que é inserida em uma plataforma, para detecção de anticorpos para o Sars-Cov-2. O resultado leva em media de 10 a 30 minutos. A leitura do diagnóstico deve ser feita por um profissional de saúde, com auxílio de informações clínicas do paciente e de outros exames.  A oferta e a produção dos kits irão depender da capacidade de cada empresa que recebeu o registro para comercialização do produto no Brasil.

Atualmente 64 testes para coronavírus já receberam o registro da Anvisa.

A Organização Mundial de Saúde (OMS), desde que a pandemia foi declarada anunciou que os testes de diagnóstico para Covide-19 são essenciais para rastrear o vírus, entender a epidemiologia, informar o gerenciamento de casos e suprimir a transmissão. E pontuou sobre o uso estratégico de testes de diagnóstico em diferentes cenários de transmissão do surto, desde nenhum caso até a transmissão na comunidade, incluindo como o exame pode ser racionalizado quando haja falta de reagentes ou capacidade de teste que exija a priorização de determinadas populações ou indivíduos para teste.

Testes para coronavírus realizados no Maranhão em maio

Total: 10.007 (Até 12 de maio)

Rede pública: 6.087

Rede privada: 3.920

Total de testes realizados desde o início da pandemia: 18.019

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias