Projeto Ópera para Todos é semifinalista do Prêmio LED 2025
Prêmio nacional valoriza iniciativas engajadas em inovar o setor educacional. Desenvolvido em São Luís, o Ópera para Todos utiliza a arte como instrumento de alfabetização para crianças.
O Projeto Ópera para Todos é um dos semifinalistas do Prêmio LED 2025 – Luz na Educação, premiação nacional criada para valorizar iniciativas engajadas em inovar o setor educacional brasileiro promovendo transformações reais que acelerem novas formas de ensinar e aprender.
Desenvolvido em escolas da rede pública de São Luís, o Ópera para Todos tem justamente uma característica bem inovadora: usar a arte como um poderoso instrumento pedagógico capaz de alfabetizar. E, ao utilizar a música, a dança e o teatro nesse processo educacional, é possível estimular a leitura e a escrita e desenvolver, também, o lado criativo e cultural das crianças.
“A grande importância do Prêmio LED é poder investir na melhoria da qualidade da educação das nossas crianças. Somos muito sensibilizados com essa causa e muito felizes em ver cada vez mais parceiros se unindo para o resgate da dívida social brasileira. Ver o Projeto Ópera para Todos entre os semifinalistas do prêmio é algo gratificante”, disse a educadora Ceres Murad, idealizadora do projeto há 27 anos.
A definição dos finalistas do Prêmio LED 2025 vai ocorrer somente no mês de dezembro. Ao todo, 2.041 projetos foram inscritos nesta edição da premiação. Além do Ópera para Todos, outras 44 iniciativas seguem na disputa. Destas, apenas 15 serão selecionadas para a fase final. O Prêmio LED – Luz na Educação é parte do Movimento LED, é uma iniciativa da Globo e da Fundação Roberto Marinho.
Vale destacar que os produtos finais do Projeto Ópera para Todos, a cada ano, são um livro de reescrita narrativa do libreto e a encenação, em que as crianças tocam, dançam e representam a ópera. No projeto, as crianças atuam não como simples espectadoras, mas como protagonistas dessas grandes obras da cultura universal.
Os pequenos leitores são guiados por personagens fascinantes, enredos envolventes e melodias encantadoras. Eles produzem textos próprios com mais significado, ampliam suas visões de mundo e culminam seu aprendizado com a encenação da ópera estudada que, em 2024, ocorrerá no dia 30 de novembro, às 19h, na Praça Maria Aragão. A apresentação é gratuita e aberta ao público em geral.
“O Ópera para Todos é voltado para crianças de 6 a 8 anos porque ele é um projeto de alfabetização. A arte é utilizada para alfabetizar, que é um dos processos mais complexos da escolaridade. A gente tem na escola, especialmente na escola pública, esse grande desafio. A coisa mais penosa durante o processo de alfabetização, é você aprender a ler e escrever com textos que não fazem sentido, textos compostos só para ensinar a escrever as sílabas, e isso desmotiva muito as crianças”, explicou Ceres Murad, idealizadora e responsável pelo projeto que, em 2024, conta com o patrocínio da Equatorial Energia por meio da Lei de Incentivo à Cultura do governo do Estado e o apoio da Prefeitura de São Luís.
Ópera para Todos
O Projeto Ópera para Todos é uma iniciativa pioneira no Brasil, que visa não só educar o público infantil para a apreciação de música erudita, como utiliza todo o potencial emocional dos grandes clássicos da cultura universal enquanto fator motivador da aprendizagem das crianças.
A ópera é, neste projeto, um instrumento para convidar as crianças a adentrarem no universo da arte, da leitura e da escrita. Enquanto recurso pedagógico, a ópera estimula as crianças das classes de alfabetização a vivenciarem sentimentos profundos, conduzidas por composições magistrais, que transmitem emoções por meio de acordes intensos e vibrantes, materializados na dramaticidade das cenas.
O projeto trabalha as diversas linguagens da ópera – música, dança, literatura, poesia e drama – para facilitar o processo da aprendizagem da leitura e escrita. Essa riqueza de estimulação emocional e intelectual se reflete na qualidade dos textos que as crianças produzem ao longo do projeto, ao mesmo tempo em que proporciona a ampliação do seu universo cultural e da sua visão de mundo.
Projeto premiado
O Projeto Ópera para Todos é uma iniciativa que já faz parte do calendário cultural da capital maranhense. O uso de uma metodologia própria e revolucionária desenvolvida pela professora Ceres Murad tem, inclusive, o reconhecimento nacional.
Em 2003, o projeto recebeu o Prêmio Darcy Ribeiro de Educação – a mais importante comenda concedida pela Câmara dos Deputados na área de Educação – por despertar o interesse de crianças de baixa renda pela leitura e escrita por meio da ópera. A iniciativa foi destaque por seu trabalho pioneiro na área da alfabetização que privilegia o envolvimento da literatura desde as primeiras classes da pré-escola.