13° Concurso Nacional de Desenho, Redação e Vídeo premia estudantes maranhenses
Com o tema “Eletricidade com Segurança”, concurso é promovido pela Abracopel e tem parceria da Equatorial Maranhão.
O Concurso Nacional de Desenho, Redação e Vídeo, promovido pela Associação Brasileira de Conscientização para os Perigos da Eletricidade (Abracopel), em parceria com a Equatorial Maranhão, chega a sua 13ª edição, com o objetivo de conscientizar crianças e adolescentes sobre a importância de usar a energia elétrica de forma segura. O projeto busca sensibilizar a sociedade sobre a importância do uso seguro da eletricidade, por isso, tem como tema “Eletricidade com Segurança”.
As inscrições foram abertas para todos os alunos matriculados regularmente em escolas públicas e privadas do país, e realizadas de 2 de fevereiro a 1° de julho deste ano. Foram classificados 20 alunos em cada categoria (desenho, redação e vídeo). Para garantir uma competição justa e equilibrada, as categorias foram divididas com base na idade dos alunos. Ao receber trabalhos, como desenhos, redações e vídeos, o projeto não apenas impacta as crianças e os adolescentes, mas também influencia pais, familiares, amigos, vizinhos e as escolas dos estudantes envolvidos, plantando sementes de mudança de comportamento para o futuro.
Premiação
No Maranhão, foram inscritos 68 trabalhos e, destes, 35 foram classificados nas categorias de redação 1, redação 2 e vídeo. Além dos alunos vencedores, os professores também serão premiados. Os primeiros colocados de cada categoria vão receber um tablet e um troféu, além do certificado impresso. Do 2° ao 20° colocado, aluno e professor ganham medalha e certificado on-line.
Na Categoria Redação 2, de 14 e 15 anos, a aluna Lisandra Costa e o professor Manoel Sousa Junior, do Colégio Bom Pastor, em São Luís, ficaram em 1º lugar na etapa regional e em 2° lugar na nacional. Na categoria Redação 1, de 11 a 13 anos, o aluno Rafael Lobato Buna e a professora Maria Natalia Aguiar, da UEB Governador Jackson Kepler Lago, em São Luís, ficaram em 1° lugar na etapa regional e em 5° lugar na classificação nacional.
Em Bacabal, as alunas Alana Sousa, Sâmia Raquel Santos, o aluno Renzo Pereira Miranda e a professora Claudecy Alves dos Santos, do Colégio Militar Tiradentes III, ficaram em 1° lugar na etapa regional na categoria vídeo e em 3º lugar na etapa nacional.
A premiação dos primeiros lugares será realizada nas escolas dos alunos vencedores, de terça a sexta-feira desta semana (19 a 22/11), em São Luís e Bacabal. Outros alunos maranhenses também se classificaram entre os 20 primeiros colocados nacionalmente e vão receber medalhas.