iniciativa

Na Semana Nacional do Trânsito, Equatorial Maranhão alerta para acidentes envolvendo postes da rede elétrica

Durante este período, diversas ações são promovidas para reforçar a importância de um comportamento responsável no trânsito.

Reprodução

O Dia Nacional do Trânsito é comemorado nesta quarta-feira, dia 25 de setembro, dentro da Semana Nacional do Trânsito, que ocorre anualmente entre os dias 18 e 25 de setembro, com o objetivo de conscientizar a população sobre a importância da segurança no trânsito. Durante este período, diversas ações são promovidas para reforçar a importância de um comportamento responsável no trânsito. Por isso, a Equatorial Maranhão aproveita para intensificar seus esforços e alertar a sociedade sobre os riscos associados aos acidentes envolvendo postes da rede elétrica.

Os postes de energia são estruturas essenciais, frequentemente estão localizados próximos às vias públicas e desempenham um papel fundamental no fornecimento de energia elétrica para a população. No entanto, as colisões de veículos com postes podem comprometer o fornecimento de energia e danificar a infraestrutura elétrica, além de colocar em risco a segurança dos envolvidos.

Em um balanço realizado pela Equatorial Maranhão, só em 2023, foram contabilizadas 1.026 ocorrências envolvendo postes da rede de energia elétrica no estado. E, de janeiro a julho deste ano, já foram registrados 596 acidentes com postes, no Maranhão. “É sempre importante atentar para as medidas de segurança que podem evitar acidentes, como fazer regularmente a revisão do veículo, seguir as normas de trânsito, jamais utilizar o celular dirigindo, respeitar a sinalização das vias, entre outros cuidados”, ressaltou o Gerente de Obras e Manutenção da Equatorial Maranhão, Manoel Romeiro.

Ainda de acordo com o gerente, o custo de manutenção para a troca de um poste pode variar entre R$ 3 mil e R$ 44 mil, dependendo da extensão dos danos à estrutura atingida. “Os custos são altos e variam conforme o tipo de poste e os componentes instalados. Quando é possível identificar o condutor do veículo que causou o acidente, ele é responsabilizado e deve arcar com os custos dos danos causados. Além disso, o serviço de reparo ou substituição dos componentes pode levar de três a quatro horas, já que envolve procedimentos rigorosos para garantir a segurança de todos”, destacou Manoel Romeiro.

Com o intuito de orientar sobre a segurança no trânsito, a Equatorial Maranhão reforça algumas dicas importantes:

  • Dirija de maneira defensiva: É preciso estar atento e dirigir de maneira defensiva, pois acidentes com postes, dependendo da gravidade, podem afetar não apenas os envolvidos, mas centenas de pessoas, que podem ser prejudicadas com a falta de energia;
  • Respeite os limites de velocidade e mantenha a atenção: Dirija sempre dentro dos limites de velocidade estabelecidos nas vias de trânsito; não dirija sob efeito de bebida alcóolica e jamais utilize o celular ao volante. Essas regras são fundamentais para preservar a vida de todos no trânsito;
  • Cuidado com cabos energizados: Se estiver na rua e algum cabo de energia cair ao solo, não se aproxime do mesmo, nem toque em pessoas ou objetos que estejam em contato com a rede elétrica.

Por fim, caso presencie algum acidente de trânsito com vítimas, mantenha a calma e ligue imediatamente para o Corpo de Bombeiros (193) e o SAMU (192). Caso o acidente envolva a rede elétrica, por ser em via pública, acione também a Equatorial Maranhão, pela Central de Atendimento 116.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Negócios
Mais Notícias