Equatorial participou de painel no encontro Maranhão de Negócios
Destaque para Projetos de Incentivo à Mobilidade Elétrica e de Energias Renováveis.
O painel “Energias Renováveis e Hidrogênio Verde”, sobre as estratégias para ampliar a utilização de fontes de energias renováveis no estado, teve a participação da Equatorial Maranhão. Em debate, as mudanças na matriz energética e a ampliação da utilização de fontes de energias renováveis, mostrando que o estado possui vantagens competitivas, desde a produção de energia solar e eólica, até outras fontes em estudo. Esse painel foi um dos destaques da programação do evento “Maranhão de Negócios” (MDN), promovido pela Associação Comercial do Maranhão, para fomentar a economia local, gerando oportunidades para os empresários maranhenses.
A Distribuidora foi representada por Orlando Santos, Líder de Inovação do Grupo Equatorial, que apresentou as diversas iniciativas da empresa, uma das maiores holdings com atuação no setor elétrico, entre outros negócios, e que este ano completou 20 anos.
“Nos sentimos honrados em participar deste evento. Por ser uma empresa genuinamente maranhense, a Equatorial sempre apoia e quer estar presente em iniciativas que sirvam para o crescimento e o desenvolvimento do estado. Temos vários projetos voltados para a temática de diversificação energética, como ações de mobilidade elétrica, energias renováveis e armazenamento de energia, além de muita pesquisa e projetos de inovação”, destacou Orlando.
Um projeto importante que foi citado por ele diz respeito à implantação de redes elétricas inteligentes no Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), em junho de 2023. A Equatorial Maranhão projetou e construiu uma rede elétrica inteligente, que conta com 2.832 painéis solares, reunindo tecnologia, inovação e redução de CO2. Esse projeto contempla uma rede de energia solar integrada a baterias de alta potência, oferecendo mais segurança durante os lançamentos espaciais, além de gerar energia limpa e diminuir o uso de geradores à diesel utilizados como backup durantes os lançamentos do CLA.
Incentivo à mobilidade elétrica e projetos de energias renováveis
Em sua apresentação no evento Maranhão de Negócios, Orlando Santos também ressaltou o incentivo da Equatorial à questão da mobilidade elétrica, inclusive, fazendo uso de uma frota elétrica em suas operações. E para ajudar a democratizar o uso dos veículos movidos à eletricidade, também implantou um total de 27 eletropostos, ou seja, estações públicas de recarga para veículos elétricos nos estados: Maranhão, Piauí, Pará, Alagoas e Rio Grande do Sul.
A empresa também implantou 2 rotas elétricas: A Rota do Sol, que vai do Maranhão ao Piauí, e que oferece um total de 6 postos de recarga gratuitos nas cidades de São Luís, Itapecuru-Mirim, Alto Alegre do Maranhão Caxias e Teresina (PI). Já a Rota Mercosul, cobre 10 localidades a partir do Rio Grande do Sul, estado onde a empresa opera a Distribuidora CEEE.
Outro destaque da apresentação foi o EOSOLAR, mais um projeto fomentado através do Programa de Pesquisa e Desenvolvimento da ANEEL, cujo objetivo é democratizar o acesso a dados e informações sobre o potencial de geração eólica e solar no Maranhão. Uma importante fonte de consulta para futuros investidores, que queiram implantar novos empreendimentos em geração de energia elétrica, além de incentivar o uso de fontes energéticas renováveis, gerando dados regionais atualizados, que possam servir de insumo para estudos mercadológicos e climatológicos.
“A plataforma EOSOLAR é interativa e totalmente gratuita. Nela, estão disponíveis os mapas preliminares dos recursos eólico, solar e do sistema elétrico do estado; bem como dados de infraestrutura de rede, de transportes, informações territoriais e econômicas, dados fundamentais para atrair novos investimentos com segurança”, ressaltou Orlando Santos, ao demonstrar o uso da plataforma, que pode ser acessada pelo link.