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Embaixador do Irã no Brasil visita Porto do Itaqui para possível parceria comercial

Um potencial investidor iraniano está interessado em mercadorias como soja, milho e fertilizantes.

O presidente do porto, Gilberto Lins, recebeu o embaixador e o empresário. (Foto: Divulgação)

Nessa quarta-feira (27), o embaixador do Irã no Brasil, Hossein Gharibi, e o empresário Seyed Amerian, potencial investidor iraniano, fizeram uma visita ao Porto do Itaqui. Os dois foram recebidos pelo presidente do porto, Gilberto Lins, e por uma equipe técnica. 

Durante a visita, foi discutida a possibilidade de negociações bilaterais entre o Irã e o Governo do Maranhão, via Porto do Itaqui, com troca de produtos e mercadorias, tais como: soja, milho e fertilizantes.

A delegação do Irã se mostrou impressionada com o que conheceu do Porto do Itaqui, considerado um porto moderno e eficiente, com uma localização estratégica. 

“Temos certeza de que em 2024 iniciaremos essas operações entre Brasil e Irã, demonstrando que todas as barreiras estão sendo superadas e que o Brasil voltou a fazer negociações com todo mundo”, afirmou Gilberto Lins.

A visita do embaixador do Irã e do potencial investidor iraniano ao Porto do Itaqui, segundo o presidente, representa um importante passo para o fortalecimento das relações comerciais entre os dois países.

Porto do Itaqui, o maior do Arco Norte

O Porto do Itaqui se destaca como o maior porto do Norte brasileiro. O fato se deve a uma série de fatores destacáveis. Sua localização estratégica desempenha um papel considerado fundamental, permitindo que o porto atenda a uma vasta área, abrangendo os estados do Norte e Nordeste. 

Além disso, sua infraestrutura moderna e eficiente possibilita o manuseio seguro e ágil de grandes volumes de carga. Com um conjunto de 9 berços de atracação, com profundidade que variam entre 12 e 19 metros, o Porto do Itaqui é capaz de receber embarcações de grande porte.

Uma das maiores vantagens do Itaqui é a sua integração multimodal, pois está conectado a importantes redes de ferrovias e rodovias. Essa interligação facilita, sobremaneira, o transporte de mercadorias entre o porto e o interior do país, o que, por sua vez, amplia sua capacidade de atender a uma vasta gama de clientes.

* Com informações do Governo do Maranhão

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