SEINC

Escutas Empresariais chegam a 3 novos municípios do Maranhão

Esta nova etapa do projeto Escutas Empresariais para a Competitividade do Maranhão já passou pelos municípios de Pinheiro, Presidente Dutra e Balsas.

As oficinas têm sido elogiadas por empresários e representantes de entidades. (Foto: Divulgação)

“Nunca tínhamos vivido essa experiência. Isso é muito importante. Temos visto que o governo tem ouvido muito mais a classe e essa aqui é uma iniciativa louvável”, pontuou o presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Balsas (SindiBalsas) e representante da Associação dos Produtores de Soja e Milho do Maranhão (Aprosoja/MA), Daniel Lech sobre o feito inédito do Governo do Estado, via Secretaria de Indústria e Comércio (Seinc), em Balsas: a realização das oficinas do projeto Escutas Empresariais para a Competitividade do Maranhão.

Esta nova etapa já passou pelos municípios de Pinheiro, Presidente Dutra e, também, Balsas, na última terça-feira (23). As oficinas têm sido bastante elogiadas por empresários e representantes de entidades de classe de todo o Maranhão.

Para a classe empresarial, é fundamental que o Governo do Maranhão viabilize espaço de escuta para colher as demandas e anseios dos empresários, como passo essencial para o desenvolvimento das regiões.

Segundo o secretário da Seinc, Cassiano Pereira Junior, o projeto é fundamental para o desenvolvimento de todo o território maranhense, por visar a sistematização de um amplo leque de propostas coletadas diretamente da classe empresarial e assegurar a representatividade e legitimidade das ações implementadas pelo Governo.

“Foram três oficinas realizadas durante este mês de agosto, todas com muito êxito e alcançando seu propósito inicial e principal: aproximar o governo do empresariado local. Com as oficinas, entendemos as necessidades dos empresários em geral e assim poderemos criar ações que vão nos ajudar a trazer mais emprego, renda e oportunidades para o povo do nosso Maranhão”, pontuou Cassiano.

Reunindo dezenas de empreendedores e micro e pequenos empresários destas três regiões já alcançadas, as oficinas das Escutas Empresariais para a Competitividade do Maranhão contam os pilares da Educação, Infraestrutura, Atração de Investimentos, Fortalecimento da Competividade das Empresas e Transferência de Tecnologia para promover interações entre os participantes, estimulando a competividade e o adensamento das cadeias produtivas da indústria, agronegócio, comércio e serviços do estado.

“Em sete anos aqui em Presidente Dutra, ainda não tinha visto uma iniciativa na nossa região no sentido de promover uma escuta do empresariado. A classe empresarial da nossa região, do Centro Maranhense, tem entendimentos sobre os entraves e gargalos que enfrentamos. A vinda da Seinc com o projeto chega em um momento bastante oportuno, para que possamos caminhar juntos e transformar a realidade do nosso território”, avaliou Allan Kennedy, gerente do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-MA) em Presidente Dutra.

O feito inédito aponta outro destaque nesta ação do Governo: o interesse da Seinc em ir até o empresariado, como afirma Wanderley Pinheiro, presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Pinheiro. “Antes, nós tínhamos que ir à capital [São Luís]. Já é a segunda vez que essa equipe vem aqui. E irão atingir o propósito: escutar o empresariado, ouvir as demandas e seguirem com ações efetivas e assertivas”, disse.

Novos municípios recebem oficinas em setembro

Na ocasião houve também a entrega pelo governo do estado de escrituras de terrenos para três empresas se instalarem no distrito industrial de Balsas. (Foto: Divulgação)

As Escutas Empresariais para a Competitividade do Maranhão têm contado com importantes apoios ao longo das primeiras oficinas realizadas. 

O projeto também conta com o suporte da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), onde a equipe técnica é enviada para atendimento e esclarecimentos sobre licenças e demais procedimentos. Entre os parceiros estão Fecomércio, Sebrae, FCDL, ACM, Sistema Fiema, dentre outros.

Lançado no último dia 29 de julho, o projeto surge no âmbito da adequação do planejamento da Seinc ao processo de avaliação e adaptação do Plano Plurianual (PPA) para 2023, como proposta de promoção do desenvolvimento socioeconômico e do mercado de trabalho do Maranhão, por meio da escuta ao empresariado, ouvindo demandas e anseios para, a partir deles, direcionar o trabalho da pasta.

No próximo mês, as Escutas Empresariais serão realizadas em São Luís (dia 6/9), Caxias (dia 14/9) e Imperatriz (dia 22/9).

Mais investimentos

Além da oficina, a Seinc realizou outras importantes ações no município de Balsas. Uma delas foi a entrega de escrituras de terrenos para três empresas se instalarem no Distrito Industrial de Balsas: PetroBalsas Combustíveis; CCS Empreendimentos e Incorporadora; e Agência e Transporte Horizontina (ATRHOL).

Na ocasião, a Secretaria visitou também a empresa Boa Safra, do segmento de sementes para plantio, que está em processo de instalação no Distrito Industrial do Estado em Balsas, com início do funcionamento previsto para o mês de outubro. A previsão é que a empresa gere 150 empregos diretos e 400 indiretos.

Outra ação foi o início da análise técnica de viabilidade para operações de voos regionais no Aeroporto de Balsas. 

Nesta etapa, as melhorias serão implementadas de acordo com as necessidades das companhias aéreas já contatadas pelo Governo do Estado, que sinalizaram interesse em começar a operar na região.

 O prazo previsto para o início das operações dos voos regionais em Balsas é ainda neste semestre.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias