AGRICULTURA

Tratores agrícolas: veja como tomar a melhor decisão de acordo com a realidade da sua lavoura

Uma escolha errada pode acarretar em custos mais elevados para o produtor rural, isso porque o maquinário terá um desgaste maior e mais rápido e um maior consumo de combustível.

Essas máquinas agrícolas são divididas e classificadas de acordo com a quantidade de cavalos que o motor do equipamento possui. (Imagem: Agrofy)

Para cada tipo de lavoura existe uma categoria mais adequada de tratores agrícolas e, para saber qual é a mais indicada para a sua, se faz necessário que o produtor rural tenha um bom conhecimento da sua terra e de suas necessidades, assim como também do tamanho da sua propriedade e do tipo de cultura que será cultivada nela.

Um trator que foi dimensionado de maneira errada por acarretar diversos problemas para o seu dono, como, por exemplo, o consumo excessivo de combustível, o uso indevido da máquina e a diminuição do tempo de vida útil da mesma.

Essas máquinas agrícolas são divididas e classificadas de acordo com a quantidade de cavalos que o motor do equipamento possui, geralmente, são: até 100 cv (tratores pequenos), de 100 cv a 200 cv (tratores médios) e acima de 200 cv (tratores grandes).

Para entender melhor sobre essas categorias e poder tomar a melhor decisão de compra de acordo com a realidade da sua fazenda, leia o artigo até o final e siga todas as dicas.

Classificação dos tratores agrícolas

Se você está em busca de tratores a venda no parana, saiba que antes mesmo de pensar em comprar um, é necessário entender primeiro as necessidades que a sua lavoura possui para, somente então, entender qual máquina melhor as atenderá. Uma escolha errada pode acarretar em custos mais elevados para o produtor rural, isso porque o maquinário terá um desgaste maior e mais rápido e um maior consumo de combustível. Veja a seguir alguns dos tratores.

Tratores de pequeno porte (até 100 cv)

Um bom exemplo de trator de pequeno porte é o John Deere 5078E, ele possui 78 cavalos de potência e é bastante versátil. Pode ser nas versões cabinado e também plataformado. É muito indicado para realizar a maior parte das operações diárias de propriedades de até médio porte.

Ele possui um motor aspirado de 4,5 litros que proporciona uma boa potência e também eficiência quando se trata de consumo de combustível.

Tratores de médio porte (de 100 cv até 200 cv)

Quando se trata de tratores de médio porte, podemos citar o Case IH Puma 185, ele possui 182 cavalos de potência e é mais usado em operações mais pesadas, como, por exemplo, o preparo do solo e também a semeadura das culturas.

Possui uma cabine ergonômica e um campo de visão mais amplo para o operador e pode ser usado em diferentes operações agrícolas.

Tratores de grande porte (acima de 200 cv)

O mais conhecido da categoria, com certeza é o John Deere 8400R, ele tem 400 cavalos de potência, é uma máquina mais pesada e é considerado o mais potente já produzido em solo nacional. Ele trabalha muito bem em grandes extensões rurais, que precisam de maiores rendimentos operacionais.

Seu diferencial são os pneus duplos na parte traseira, o que garante um solo menos compactado e uma tração maior.   

VER COMENTÁRIOS
Esportes
Entretenimento e Cultura
Concursos e Emprego
Polícia
Mais Notícias