SEGMENTO

Máquinas de construção: entenda mais sobre diferenças dos modelos de empilhadeiras

Esses tipos de equipamentos são conhecidos por serem usados para auxiliar no transporte de cargas.

Existem categorias diferentes dentro do segmento de empilhadeiras e cada uma delas é específica para um tipo de uso. (Foto: Divulgação/Imagem: Agrofy )

Muitas empresas têm a necessidade de fazerem o uso de máquinas de empilhadeiras para poderem realizar o transporte e a movimentação de diferentes tipos de cargas. Esses tipos de equipamentos são conhecidos por serem usados para auxiliar no transporte de cargas em todo o processo, no armazenamento, no recebimento e no carregamento. Entretanto, existem alguns modelos que se diferenciam tanto pelo seu funcionamento quanto pela sua utilização.

Dentro do segmento de máquinas de construção, existem diferentes tipos, como, por exemplo, as escavadeiras, as pás carregadeiras e as famosas empilhadeiras. Além dos tipos, também existem as melhores marcas e modelos, por exemplo, a marca modelo são as empilhadeiras Toyota. Para entender melhor sobre esse universo, leia este artigo até o final.

Tipos de empilhadeira

Existem algumas categorias diferentes dentro do segmento de empilhadeiras e cada uma delas é específica para um tipo de uso, transporte e carga diferentes. Veja a seguir alguns deles e entenda melhor as suas diferenças.

Empilhadeira elétrica

Esse modelo de empilhadeira funciona através da condução de energia elétrica e essa energia provém de baterias instaladas na própria máquina. Por causa disso é recomendado que elas sejam guardadas em locais que não contenham água. Uma característica desse maquinário é que, por possuírem baterias, elas são mais silenciosas enquanto estão em operação.

Há alguns tipos de empilhadeiras elétricas que são utilizadas apenas para o carregamento de paletes no nível do solo. Entretanto, a maioria delas também têm uma torre que funciona para elevar a carga e armazená-las em locais que se encontram em ambientes mais altos ou em prateleiras, por exemplo.

Empilhadeira manual

O funcionamento desse modelo se dá a partir da força gerada pelo trabalho braçal. Entretanto, pode ficar calmo, porque não é necessário realizar um esforço muito grande para poder operar essa máquina. Isso porque ela é desenvolvida com mecanismos que ajudam na hora de usá-la, como, por exemplo, sistemas de rolamento e as roldanas que têm como principal função ajudar na elevação da torre.

Empilhadeira à combustão

Basicamente, existem dois estilos de empilhadeiras à combustão: as que funcionam a gás e as que funcionam a diesel. A primeira é movida a gás liquefeito e a sua vantagem mais evidente diante das empilhadeiras elétricas é que elas possuem uma maior capacidade de carga. Entretanto, por outro lado, elas acabam emitindo fumaça e poluição, que acabam causando danos a longo prazo.

As empilhadeiras a diesel também são movidas a combustão. Dentre todas as vantagens que ela oferece, a principal delas é que elas possuem uma capacidade de transporte de carga maior que as demais da sua categoria. Por conta do diesel ser um combustível considerado mais comum e fácil de achar, esse tipo de máquina acaba se tornando mais acessível do que os modelos movidos a gás.

Para entender melhor qual desses dois tipos é o melhor para a sua necessidade e uso, basta ponderar sobre quais serão os tipos de cargas e o ambiente de uso, já que a combustão a gás resulta em uma fumaça indesejada, muitas das vezes.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Negócios
Mais Notícias