EM MEIO AO CORONAVÍRUS

5 dicas de oportunidades de marketing para o seu negócio durante a quarentena

O impacto que o novo coronavírus terá na economia global ainda é incerto, mas deve ser grande

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Este é um momento delicado para todo o mundo e para o Brasil, de uma hora para outra, precisamos tomar medidas para assegura a nossa saúde e a saúde dos nossos negócios. Em minhas aulas de pós-graduação sempre coloco a importância de dirigentes e gestores analisarem aspectos políticos, econômicos, sociais e ambientais. O COVID 19 chegou e foi preciso agir rápido.

Leia também: O que fazer HOJE para evitar que o coronavírus quebre seu negócio

O impacto que o novo coronavírus terá na economia global ainda é incerto, mas deve ser grande. Uma previsão da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), realizada no início deste mês, é de que o Produto Interno Bruto (PIB) global atinja sua menor marca desde a última década.

Independentemente do baque, que por enquanto só pode ser estimado, empresários grandes, médios e pequenos, precisam agir muito rápido para garantir a sustentabilidade de suas operações.

Não é o momento de se falar em lucro, o empresário agora tem que pensar muito na sobrevivência do negócio. É difícil falar para as pessoas nessas horas, mas tem que manter a calma e ser racional. Tudo passa e esse momento também será passageiro, por isso, separei algumas dicas, em especial para pequenos negócios:

  • Uso de Mídia Sociais: neste momento, use fortemente as mídias digitais para divulgar o seu negócio. Faça posts com os seus produtos, serviços, formato de entrega e compartilhe no Instagram, Facebook e Grupos de Whatsapp.
  • Atente-se ao WhatsApp: utilize essa ferramenta para se comunicar e vender para os seus clientes.;
  • Enxugue custos: veja quais custos variáveis você pode suspender neste momento. Dê prioridade para os custos que farão a sua operação manter o ponto de equilíbrio, como por exemplo, luz, água e matéria prima;
  • Aplicativos de Delivery: se seu negócio dor farmácia, restaurante, lanchonete, frutaria, invista nas entregas e atendimento delivery. Isso ajudará tanto você quanto o seu consumidor.
  • Preserve as equipes: as demissões podem ser uma alternativa, mas ela não pode ser adotada como uma saída no primeiro momento porque essa crise vai passar e vocês vão precisar desses funcionários treinados para a retomada do seu negócio com muito mais força para recuperar o tempo parado. Empresas humanas neste momento devem alinhar suas estratégias e contar com o engajamento do time.

Pense nisso, implante essas dicas, e aja com racionalidade e cautela neste momento.

Fernando Coelho

Publicitário, Professor Universitário e Escritor. Consultor Palestrante em
Experiência do Cliente. Mestre em Ciências da Educação e Administração Escolar com Pesquisa na área de Tecnologia da Informação e Comunicação; MBA em Marketing; Especialista em Administração Estratégica e Especialista em Gestão e Docência do Ensino Superior.

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