INOVAÇÃO

Saiba como ser um profissional do futuro

Hoje vamos falar da adaptação às tendências que devem ser dada atenção especial

Reprodução

Você conhece as profissões do futuro? Todas elas têm um fator em comum: a revolução tecnológica que estamos vivendo! Se você está no início de sua vida profissional, provavelmente tem dezenas de indecisões fervilhando em sua cabeça e já percebeu como os empregos tradicionais podem sofrer mudanças drásticas em alguns anos.

Talvez tenha dúvidas se irá cursar uma graduação na faculdade ou se irá investir em outra carreira pela qual sente mais prazer. Pode ser também que você já tenha uma carreira, mas quer se atualizar sobre as mudanças do mercado de trabalho.

Essa dúvida é comum e, inevitavelmente, deve ser considerada para todos aqueles que compõem a fatia da população economicamente ativa. Se esse é o seu caso, hoje vamos falar sobre como as inovações podem afetar as profissões atuais e qual o melhor caminho a se seguir, pensando na nova onda tecnológica que nos atinge.

A tecnologia e o mercado de trabalho
Há alguns anos, muito se falava sobre as novas tecnologias e como o mundo mudaria drasticamente por volta do ano de 2020. Surgiram muitas previsões curiosas sobre como nossa vida seria afetada por todas as mudanças que estariam por vir. O fato é que já vivemos uma revolução tecnológica que, até então, só existia em histórias de ficção científica.

Se a Geração X buscava estabilidade e aquisição de bens, os Millennials buscam pela experiência, que não está, necessariamente, atrelada aos bens de consumo. Já a Geração Z nasceu na era digital, sendo jovens mais agitados e que fazem muitas coisas ao mesmo tempo. E não é à toa que representam o futuro tecnológico do mercado de trabalho, já que eles buscam por tendências deste tipo.

Cada vez mais pessoas utilizam aplicativos de transporte particular, assim como cada vez mais pessoas preferem alugar um imóvel para morar a comprar o seu próprio. A lógica do mercado de trabalho sempre estará alinhada à medida que a ciência inova, a tecnologia se desenvolve e novas demandas vão surgindo no mundo.

Como ser um profissional do futuro?
É uma das grandes profissões do futuro, principalmente por conta do aspecto quântico, que é um grande diferencial. A grande sacada para os próximos anos é pensar nas carreiras que envolvam criatividade e relacionamento. Isso porque são funções que a inteligência artificial ainda não consegue reproduzir com precisão.

Estes últimos são profissionais que começaram a explorar a oportunidade que novos canais oferecem, como o Youtube, e descobriram uma maneira de obter lucro produzindo conteúdo.

O mesmo acontece com blogueiros e produtores digitais, que transmitem conhecimento e debatem sobre temas relevantes para determinado público. Essa profissão fará cada vez mais sentido, principalmente pensando na geração Y e Millennials, que já não têm mais o hábito de assistir televisão como nosso pais e avós ainda fazem. Se antes era preciso esperar a novela ou jornal passar no horário determinado pela emissora, hoje o usuário determina o que e quando deseja assistir.

Como as novas gerações estão mudando o mercado 

O formato de distribuir conhecimento também vem evoluindo. Surgem cada vez mais professores, especialistas e instituições de ensino apostando na internet para educar a distância. A vantagem desse modelo é a possibilidade de alto alcance de pessoas sendo impactadas por aquele conteúdo, independente do dia ou horário.

Para um futuro não muito distante, pode-se prever aulas com óculos de realidade virtual, que simula a presença de um instrutor ou a prática do conteúdo transmitido.

Recentemente, um veterano da segunda Guerra revisitou a cidade que libertou dos nazistas através de um óculos de realidade virtual. Encontros com parentes distantes, reuniões corporativas, comunicar-se com pessoas no mundo todo; toda a comunicação pode ser redefinida com um único dispositivo.

Tratamentos medicinais também já utilizam esse tipo de equipamento para reabilitação de pessoas que perderam o movimento dos membros, acompanhamento para autistas, reabilitação para traumas cerebrais e outras enfermidades. Já pensou em toda a evolução que esse aparelho poderá trazer à medicina?

Profissões que podem se tornar obsoletas
Os processos na sociedade tendem a se tornar mais inteligentes e automatizados. Pensando assim, é possível prever que quanto mais operacional e repetitivo for determinado cargo, mais ele tende a se extinguir ao longo dos anos.

Podemos citar os caixas de supermercado, por exemplo. Recentemente, a Amazon lançou o Amazon Go, que nada mais é do que um supermercado sem caixas. O cliente se identifica com uma conta Amazon ao chegar na loja e uma espécie de carrinho virtual é criado.

Da mesma forma, operadores de telemarketing estão sendo substituídos por um atendimento automático, bem como operadores de caixas de banco, uma vez que se faz tudo pelo celular ou caixas eletrônicos.

Substituir a mão de obra humana por máquinas em processos operacionais reduz o custo da empresa e, por isso, a tendência é que até as grandes e tradicionais corporações se adaptem ao novo modelo.

Já aprendemos uma vez, com a Kodak, que as empresas que não se atualizam são engolidas por aquelas que acolhem as inovações com bom grado, ainda que sejam mais novas no mercado.

Como se adaptar à mudança

Apesar da apreensão de alguns profissionais ao lerem que suas carreiras podem acabar, é necessário salientar que várias delas apenas passarão por um processo evolutivo.

Um profissional de instalação elétrica, por exemplo, deverá se especializar em instalações de dispositivos automáticos para casas e escritórios inteligentes.

É preciso se preparar, porém, tanto para a nova dinâmica que as empresas vêm assumindo quanto para adotar novas especializações que o novo mercado de trabalho demandará.

Fique sempre atento às novidades que surgem no mundo tecnológico e nas empresas que vêm ganhando força com crescimento acelerado.

Preste também atenção a sua volta e perceba como você pode contribuir para resolver alguma demanda ou problemas de situações que te cercam.

E claro, estude muito. Sempre busque fontes diversas de conhecimento, independente de já estar bem colocado profissionalmente.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Negócios
Mais Notícias