Dez dicas para não cair em golpes nas compras virtuais
Segundo estudo da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas e do Serviço de Proteção ao Crédito, 67% dos consumidores em todo o Brasil pretendem ir às compras por conta do Dia dos Pais, alta de 6 pontos percentuais em relação a 2018.

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Data das mais tradicionais do comércio, o Dia dos Pais, comemorado sempre no segundo domingo de agosto (10), promete ter vendas melhores este ano, o que significa que os consumidores devem abrir ainda mais os olhos para não cair nos golpes, especialmente os virtuais.

Segundo estudo da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas e do Serviço de Proteção ao Crédito, 67% dos consumidores em todo o Brasil pretendem ir às compras por conta do Dia dos Pais, alta de 6 pontos percentuais em relação a 2018.
Na prática, cerca de 105 milhões de pessoas devem comprar presentes para entregar a seus pais neste próximo domingo. Desse total, 27% planejam adquirir os produtos na internet. Por isso, os consumidores devem redobrar a atenção com as compras online.
O que à primeira vista pode sugerir uma oportunidade para aproveitar os bons preços do e-commerce, de fato, as ofertas podem esconder alguns perigos para o consumidor. Ao clicar em uma mensagem fraudulenta, o usuário é direcionado para um site falso e acreditando ser uma página confiável, fornece dados sigilosos, como número de cartão de crédito e senhas. “Com essas informações, os bandidos fazem transações fraudulentas, burlam bloqueios de segurança e desbloqueiam novos cartões”, adverte Adriano Volpini, diretor da Comissão Executiva de Prevenção a Fraudes da Febraban.
Outro esquema muito usado pelas quadrilhas envolve aplicativos maliciosos. Mais uma vez, o golpe começa com o envio de um e-mail suspeito com um link. Ao clicar, é instalado um vírus e os bandidos ganham acesso ao dispositivo do usuário. Com essa técnica, comumente chamada de phishing, eles conseguem acessar dados como nomes de usuário e senhas e realizar transações.
Cuidado com a clonagem de contas de WhatsApp
Atualmente, uma ocorrência que tem feito muitas vítimas é a clonagem de contas de WhatsApp para pedido de dinheiro, em que os criminosos enviam mensagens para os contatos da pessoa, fazendo-se passar por ela, pedindo dinheiro emprestado. Uma medida simples para evitar que o WhatsApp seja clonado é habilitar, no aplicativo, a opção “Verificação em duas etapas” (Configurações/Ajustes > Conta > Verificação em duas etapas). Desta forma, é possível cadastrar uma senha que será solicitada periodicamente pelo app.
Configura 10 dicas para fazer compras seguras no e-commerce:

1 – Busque referências com amigos para saber se o site é mesmo confiável, se entrega os produtos solicitados com a qualidade descrita e se cobra o preço certo na fatura. Verifique a reputação da loja online na internet e com amigos nas redes sociais
2 – Ao utilizar sites de busca, verifique o endereço (URL) para garantir que se trata do site que deseja acessar. Fraudadores utilizam-se de “links patrocinados” para ganhar visibilidade nos resultados de buscas
3 – Fique alerta para promoções imperdíveis com descontos mais do que elevados. Fraudadores costumam utilizar a técnica da ‘ansiedade’, para criar uma necessidade de compra rápida, sempre impondo uma condição: se você não comprar agora, a promoção será cancelada
4 – Nunca abre e-mails ou mensagens de origem duvidosa nem clique em links que estejam nestas mensagens
5 – Esteja com o antivírus atualizado, use o seu próprio computador, tablet ou smartphone para a compra virtual
6 – Evite operações bancárias na internet usando conexões sem fio desconhecidas ou de locais públicos
7 – Se optar por comprar de ofertas de redes sociais, confie apenas em ofertas de perfis verificados, e cheque os comentários de outros usuários
8 – Cadastre-se para receber avisos por SMS ou e-mail a cada transação realizada com seu cartão, aumentando, assim, a chance de identificar uma transação fraudulenta
9 – Antes de efetuar o pagamento com cartão, verifique qual é o sistema de segurança oferecido pelo site para suas compras. Se optar por pagar a compra com boleto bancário, cheque se os dados realmente são da empresa beneficiária (razão social e CNPJ)
10 – Caso o consumidor receba uma ligação para confirmação de suposta compra no seu cartão, a qual não reconheça, não informe dados pessoais, tampouco digite sua senha ao telefone. Os bancos e operadoras de cartão podem solicitar que você confirme dados pessoais, mas nunca vão lhe pedir para digitar sua senha.