×
Logo SimpleAds
ENTREVISTA

Investir para transformar

Presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae no Maranhão faz um balanço dos seus primeiros seis meses à frente da instituição

RAIMUNDO COELHO APOSTA NO EMPREENDEDORISMO COMO PODER DE TRANSFORMAÇÃO SOCIAL

“Para crescer é preciso investir nas pessoas. E é isto que estamos fazendo”. É com este pensamento que o empresário Raimundo Coelho, que está há seis à frente da presidência do Conselho Deliberativo do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Maranhão (Sebrae-MA), tem desenvolvido diversos projetos para fomentar o empreendedorismo aos micros e pequenos negócios nos municípios maranhenses.  De origem rural, Raimundo Coelho vê na força do empreendedorismo a transformação para uma sociedade mais justa. Em entrevista a O Imparcial, Raimundo Coelho fez uma análise dos seus primeiros seis meses como gestor à frente da instituição e falou sobre os seus desafios e projetos para o estado, além da importância do prêmio Prefeito Empreendedor, e como está a relação do Sebrae Maranhão com a atual política econômica do governo do presidente Jair Bolsonaro. Confira a entrevista na íntegra.

Qual está sendo o maior desafio do senhor nesses meses à frente da presidência do Sebrae?

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Transformar pessoas para que saiam da sua zona de conforto e passem a empreender gerando negócios, emprego e renda. Nós temos vários programas importantes nesse sentido. E todos esses programas têm a capacidade transformadora. O Sebrae no Maranhão quer impactar essas pessoas com talento para que possam produzir, negociar e encaminhá-las para o mercado de trabalho. Tudo isso é um grande desafio. Acredito que transformando pessoas estamos transformando a economia do estado do Maranhão.

Dentro dos projetos que o Sebrae-MA tem e que serve de inspiração para outros estados?

Nós criamos um programa chamado “Transforme agora” com o qual fizemos vários  encontros em todas as regionais do Sebrae no estado com nossas equipes, parceiros e clientes para sabermos quais são as suas necessidades para apontarmos soluções que nós temos para determinados problemas na área de gestão de negócios. Temos vários projetos importantes, mas nenhum tem a  força transformadora como o “Educação Empreendedora”. Embora seja um projeto novo que estamos dando ênfase, ele muda a cultura e comportamento das pessoas desde o ensino médio, ensino fundamental, evolui para o ensino superior atingindo também o ensino profissional nas escolas públicas e provadas do nosso estado. Em 2018 tivemos mais de 42 mil alunos capacitados em 32 municípios. Este ano, estamos em 70 municípios com 60 prefeituras parceiras e 60 mil alunos em atendimento pelo programa.

Por uma consciência empreendedora

E como está sendo aplicada essa conscientização de uma política empreendedora nos 217 municípios do Maranhão?

Estamos investindo no projeto “Cidade Empreendedora”, que é uma modalidade de levar os nossos projetos aos municípios capacitando os gestores no sentido de desenvolver a economia local. Primeiro fazemos um diagnóstico no município para saber qual é a sua vocação empreendedora. È projeto de atuação integrada onde a gente une soluções de políticas públicas  de mercado voltadas para os pequenos negócios, educação empreendedora, inovação, adequando ao perfil de cada e potencializando a sua vocação de acordo com o segmento. Daí a importância deste diagnóstico que mostra essas necessidades para aplicarmos soluções eficazes que gerem resultados e impactem a população destes municípios de forma positiva.  A receptividade tem sido bastante por parte dos gestores que se tornaram nossos parceiros nesres projetos. 

Recentemente, o Sebrae do Maranhão teve uma visibilidade nacionalmente com a conquista  de dois gestores maranhenses que receberam o prêmio Prefeito Empreendedor. Qual a importância deste reconhecimento para o nosso estado?

Esse prêmio Prefeito Empreendedor  tem como objetivo principal fomentar projetos que gerem emprego, renda e potencialize o desenvolvimento e dê resultados para a economia  do município. Na etapa estadual tivemos sete prefeitos premiados e na etapa nacional concorreram 114 prefeitos do Brasil inteiro onde foram premiados 14, e destes tivemos dois prefeitos que são do Maranhão. O prefeito Eudes Sampaio de São José de Ribamar  conquistou na categoria Compras Governamentais a premiação com o projeto Compras governamentais para pequenos negócios e o município de Barreirinhas com o prefeito Albérico Filho venceu na categoria Inovação e Sustentabilidade com o projeto Vaucher Digital. O prêmio é importante porque é um reconhecimento do Sebrae aos gestores que colocam em prática a Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas que dá um tratamento diferenciado aos microempreendedores para que tenham condições de concorrer com as médias e grandes empresas. As prefeituras e os gestores que se empenham em tirar a lei do papel e colocá-la em prática gerando emprego, renda, para aumentar a arrecadação do municipal e dar competitividade aos pequenos negócios.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Negócios
Mais Notícias
publicidade