TECNOLOGIA

Aparelhos 5G começarão a chegar ao mercado no primeiro semestre de 2019

No começo de Dezembro de 2018, uma fabricante apresentou seu mais recente processador que permitirá que, no futuro, muitos smartphones se conectem à mais recente geração de tecnologia celular conhecida como 5G

(Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

No começo de Dezembro de 2018, a fabricante de chips Qualcomm apresentou o Snapdragon 855, seu mais recente processador que permitirá que, no futuro, muitos smartphones se conectem à mais recente geração de tecnologia celular conhecida como 5G.

A onda inicial de implementação do 5G ocorrerá, provavelmente, já em 2019 e 2020. Por isso, as operadoras de todo o mundo estão lançando as bases para a implantação de uma rede sem fio mais rápida e expansiva. No Maranhão, por exemplo, quatro cidades já estão funcionando com redes 4,5G, em uma preparação para o 5G no futuro.

Embora seja verdade que muitos setores se beneficiarão da conectividade mais rápida – carros autônomos, drones e realidade virtual – a maioria das pessoas provavelmente experimentará os benefícios de uma rede 5G apenas por meio de seus smartphones. Afinal, as grandes promessas que operadoras como a Qualcomm estão fazendo com a cobertura 5G não significarão muito se você não puder acessar a rede com seu próprio dispositivo.

Lucas Coppi, coordenador da ReviewBox Brasil (startup especializada em reviews de produtos e Guias de Compra), conta que já há um aumento nas buscas online por este tipo de aparelho: “Ainda é muito cedo para fazer qualquer previsão, mas tanto nossa equipe brasileira quanto nossas equipes internacionais já detectaram um aumento no interesse por dispositivos que contem com esse tipo de tecnologia”.

O que é o 5G?

Antes de discutirmos sobre os smartphones, é preciso entender o que é a tecnologia 5G. Uma vez que os telefones e a infraestrutura de rede estejam preparados para esta tecnologia, os usuários poderão usufruir de velocidades de upload e download muito mais rápidas.

Quão mais rápidas? Tudo vai depender do seu dispositivo, localização e rede, mas espera-se uma melhora de cerca de 15% a 20% em funções básicas e cotidianas. Imagine, por exemplo, poder baixar filmes 4K em menos de dois minutos. Isso é o que promete a magia do 5G.

Pensar em 5G não é apenas pensar sobre velocidade e sobre poder assistir Netflix dentro do ônibus sem travar. É também sobre a capacidade de poder obter um sinal mais forte em áreas populosas. Em outras palavras, a conexão continuará firme e forte no estádio em dia de jogo ou em um festival de música, onde milhares de pessoas utilizam a internet ao mesmo tempo.

Já existem smartphones 5G?

Ainda não, mas as grandes marcas já declararam que em 2019 os lançamentos poderão incluir a tecnologia 5G. De acordo com o site Gizmodo, o Samsung Galaxy S10 disponiblizará a tecnologia depois do lançamento do aparelho.  Dirigentes da Huawei já afirmaram que para 2019 pretendem lançar dispositivos completamente integrados ao 5G. A OnePlus também confirmou que planeja lançar um smartphone 5G a preços competitivos ainda no ano que vem.  Já a Apple ainda não fez nenhuma declaração sobre o tema.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias