TECNOLOGIA

Tecnologia 4,5G chega a quatro cidades do Maranhão

Empresa Oi expande rede 4,5G e encerra o ano com a tecnologia disponível na capital, São Luís, e também nos municípios de Paço do Lumiar, São José de Ribamar e Raposa

Reprodução

A  Oi encerra o ano com o serviço móvel 4,5G disponível em 25 municípios no país. No Maranhão, a expansão chega à capital, São Luís, Paço do Lumiar, São José de Ribamar e Raposa.  A companhia tem ampliado sua rede móvel de 4G e 4,5G, que tem como grande diferencial frente ao 4G, a maior velocidade e eficiência no uso da internet móvel, possibilitando velocidades até 3x mais rápidas. Os modelos de celulares mais avançados à venda no Brasil já navegam em 4,5G – outros modelos, embora usem parcialmente a tecnologia, já garantem melhor performance de internet nas novas redes.

“O 4,5G é o que a gente tem de mais moderno, que dá uma velocidade de 3 vezes maior de acesso, do que a tecnologia anterior, o 4G. É um avanço tecnológico, é o que já tem de mais moderno no Brasil para internet móvel, e uma preparação para o 5G, que é o próximo avanço que a gente vai disponibilizar”, disse Edilberto Costa, Diretor de Vendas Varejo e Empresarial, da Regional Ceará (CE/MA/PI).

A expansão da oferta de 4,5G da Oi vem sendo realizada com recursos do orçamento deste ano da companhia e conta com parcerias estratégicas com grandes fornecedores globais, que têm expertise em tecnologia de ponta na construção de infraestrutura de telecom como antenas, transmissores e equipamentos necessários para operar a rede de telefonia e internet. A previsão é que este processo de expansão se acelere com o aumento de capital da Oi que está em curso, conforme previsto no plano de Recuperação Judicial.

O Maranhão foi escolhido para lançar essa tecnologia, dentre os 25 municípios brasileiros, segundo Edilberto, pois faz parte da Oi investir na melhoria do cliente. “No Maranhão, a Oi é líder de mercado. Investir no estado para a gente é prioridade, dado o número de clientes que temos. Sempre que pensamos em investimento, tecnologia, pensamos no Maranhão que é uma praça importante para a gente”, comentou o diretor.

A ampliação da rede móvel é, ao lado da expansão da rede de banda larga por fibra ótica residencial (FTTH, fiber to the home), um dos principais projetos estruturantes da Oi, previstos no plano de Recuperação Judicial aprovado pela maioria dos credores no final do ano passado. O objetivo principal desses projetos é garantir a sustentabilidade futura da companhia no mercado de telecom brasileiro.

A Oi investiu mais de R$ 71,5 mi no Maranhão de janeiro a setembro de 2018, um crescimento de 33% em comparação ao mesmo período do ano passado. A operadora implantou ainda 68 novos sites de telefonia móvel e 337 ampliações e modernizações até o terceiro trimestre do ano. Além disso, 640 novas portas para o serviço de banda larga fixa foram implantadas. A Oi oferece cobertura 4G em 37 cidades do Maranhão. Entre no Oi Plano e saiba a disponibilidade da Oi na sua cidade.

“Para 2019 tem uma série de investimentos no estado, e o Maranhão estará sempre no nosso radar. Nós lançamos no Ceará a fibra ótica (internet de banda larga fixa), no lugar do Velox, e vamos entrar no Maranhão também ano que vem com Internet de até 200 megas de velocidade, com preços altamente competitivos”, finalizou Edilberto Costa.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias