Carreiras relacionadas a atividade portuária estão em alta
Portuários comemoram seu dia com um cenário econômico positivo, trazendo resultados e oportunidades de trabalho
O cenário macroeconômico tem apontado o setor portuário como um segmento economicamente forte e que, por isso, contribui para impulsionar a retomada do crescimento econômico do país. Na onda desse movimento, carreiras relacionadas às atividades portuárias, logística e comércio exterior despontam como ótima oportunidade de trabalho.
Hoje, 28 de janeiro, é o Dia do Portuário e, segundo estimativas do empresariado, o número de trabalhadores diretos de segmento, em São Luís, é de aproximadamente 2,5 mil pessoas que envolve tanto profissionais avulsos, quanto operadores de máquinas (guindastes, empilhadeiras, etc.), conferência de cargas, vigilância de embarcações, limpeza e, ainda, os do setor administrativo e de controle operacional. O campo de trabalho é amplo e a responsabilidade também. Na ponta da cadeia logística, o portuário é o início e o fim dos processos de exportação e importação de produtos, além de vital para o comércio exterior.
A atividade portuária no Estado é diferenciada do restante do país, por se destacar como um dos maiores escoadores de produção e porta de entrada das importações nacionais e da América Latina. As ótimas condições de navegabilidade e proximidade com os mercados europeu e norte-americano e asiático dão visibilidade aos portos maranhenses. A VLI, empresa especializada em operações logísticas que integram ferrovias, porto e terminais, opera o berço 105, localizado no Porto do Itaqui.
De acordo com o gerente de manutenção do Terminal Portuário de São Luís, Hugo Rosa, por lá são embarcados granéis sólidos como soja, milho, farelo de soja, ferro gusa e manganês, disse. O gerente destacou a cadeia logística para assegurar o embarque dos produtos “somos um time em sintonia plena, com o objetivo de assegurar a qualidade do produto até o seu destino com o máximo de operacionalidade. A nossa função como portuário é muito abrangente e crítica, estamos trabalhando na descarga dos nossos vagões, armazenamento dos produtos e carregamento dos navios. É, sem dúvida, uma grande profissão”, concluiu.
Origem do Dia do Portuário
O dia do portuário, comemorado em alusão à data da Abertura dos Portos, em 28 de janeiro de 1808, foi um tratado econômico assinado entre Portugal e a Inglaterra no período das guerras napoleônicas. Assim, vendo-se ameaçada pelo poderio Napoleônico, a Família Real Portuguesa optou por uma manobra arriscada: viajar para o Brasil e estabelecer a nova administração central de seu Império Ultramarino. Para escoltar sua Corte até o continente americano, os portugueses acionaram a frota inglesa que, ao chegar no Brasil, assinou o Tratado Econômico de Abertura dos Portos “às nações amigas.
Pode-se dizer que, naquele contexto, o padrão de consumo foi alterado significativamente, especialmente porque produtos de luxo provenientes da Europa passaram a fazer parte do cotidiano colonial, especialmente do Rio de Janeiro. Deste modo, a Abertura dos Portos resultou de uma série de conflitos geopolíticos e econômicos ocorridos inicialmente na Europa e que impactaram nas decisões tomadas pela Coroa Portuguesa no que diz respeito às suas colônias na América.
Resumo do texto de autoria do pelo Prof. Msc. Fernando Roque Fernandes