Algumas datas festivas são de extrema significância para o comércio brasileiro. Essas datas motivam ainda mais a população a consumir mais e circular a economia local, muitos estabelecimentos investem alto quando o assunto é datas comemorativas, mas como o cenário econômico não está nada favorável, alguns lojistas optaram por investir um pouco menos na decoração das lojas e investir mais em promoções, para atrair os olhos do consumidor tentando driblar a crise.
O Natal é uma das épocas mais importantes para o mercado brasileiro, a lucratividade nessa data costuma ser alta, isso ocorre, pois o dia 25 de dezembro estimula uma reação única no consumidor, já que lida com o aspecto emocional e religioso da data, incentivando diversas pessoas que jamais gastariam dinheiro com uma lembrança, a presentear um parente ou amigo especial.
Uma maneira de o comércio começar a se organizar para a chegada do Natal e atrair a fidelidade da clientela na hora de fazer suas compras são investir na decoração tradicional do estabelecimento para essa data festiva
“A gente costuma decorar a loja, no meio de novembro, pra está sempre saindo na frente da concorrência. Colocamos sempre a fachada decorada porque muitos clientes gostam de sentir esse clima natalino”, revela a vendedora Rafaelly Silva.
Na Rua Grande, um dos maiores centros comerciais de São Luís, os enfeites natalinos ainda não foram colocada na maioria das lojas, apenas uma loja no centro já tinha guirlandas e piscas-piscas decorando a faixada, já nos shoppings da Capital a decoração já é bem evidente, estruturas já estão sendo montadas para receber o Papai Noel, enfeites encontram-se nas proximidades das lojas. Além da decoração, as lojas e os shoppings começam a fazer diversas promoções para que o consumidor não se sinta inseguro por conta da crise que estamos vivenciando.
Black Friday
As lojas de eletrodomésticos estão fazendo o Black Friday, que é uma promoção que vem de tradição americana no mês de novembro, e as lojas de roupas e calçados estão fazendo promoções com o valor das peças até 30% mais baratos. Uma maneira encontrada para motivar o consumidor a comprar.
Em shoppings da capital já se encontra os sorteios de final de ano, como vales compras, carros, descontos em produtos do shopping etc.
O supervisor de loja José Rodrigues disse: “As liquidações que estão ocorrendo nas lojas, estão visando o natal e com intuito de atrair os clientes, a maioria dos fregueses possuem cartão facilitando ainda mais as compras de final de ano”.
Com o cenário econômico, de inflação alta e aperto nos juros, muitos lojistas ficam com medo que as vendas fiquem estagnadas, fazendo com que as empresas adotem mais promoções neste ano.
Fábio Ribeiro Presidente da CDL revelou ao Imparcial as expectativas das vendas para o Natal: “As expectativas da CDL São Luís são cautelosas em relação as vendas de final de ano , pois o cenário é desfavorável da economia brasileira comprometeu o desempenho do varejo em todas as datas comerciais fortes de 2016. Para o natal, o segmento lojista espera ter um volume de vendas pelo menos igual a do ano passado”.
A crise no na economia leva o lojista a não fazer grandes investimentos, mas a CDL tem recomendado a seus associados a criarem um ambiente que favoreça o consumo. A data é importante e os clientes devem ir às compras, mesmo que os presentes adquiridos sejam de menor valor, o chamado “natal das lembrancinhas”.
“Ainda não comecei a fazer as minhas compras de Natal, pois a insegurança na hora de gastar bate forte , tenho pensado muito antes de fazer alguma compra , por mais que tenham essas promoções , ainda continuo na incerteza se compro ou não”, revelou a dentista Maria Isabel Pires.