SEBRAE/MA
Empresários do setor de gastronomia são capacitados em Balsas
Cerca de 40 empresas de Balsas foram capacitadas no processo de gestão de um empreendimento no segmento de alimentação
Balsas – Divulgar os aspectos de melhoria no processo de gestão de um empreendimento no segmento de alimentação, práticas inovadoras e tecnologias disponíveis no mercado, foram as principais propostas da Semana de Capacitação de Gastronomia para Bares, Lanchonetes e Restaurantes, promovida pelo Sebrae, por meio da Unidade Regional do Sebrae em Balsas, entre 19 a 23 de setembro, no auditório da unidade.
O evento, que capacitou 40 empresas do segmento em Balsas, foi uma ação do Projeto Turístico Integrado Chapada dos Mesas, desenvolvido pelo Sebrae na região, com a finalidade de desenvolver o empreendedorismo junto a agentes que compõe esta atividade.
Como parte da programação, foram realizadas as palestras Higiene e Manipulação de Alimentos, Eficiência Energética, Atendimento ao Cliente, Gestão do Negócio, Formalização e Empreendedorismo; e as oficinas Sei Empreender e Sei Planejar. A proposta foi atender as necessidades de proprietários, supervisores e manipuladores de alimentos das empresas que atuam no setor de alimentação de Balsas, como bares, cantinas, lanchonetes, bufês, confeitarias e restaurantes.
Para Vanessa de Carvalho de Oliveira, micro empresária, dona de uma lanchonete na cidade, a semana de capacitação serviu para se reciclar e adquirir estratégias de se manter no mercado, diante do período de crise que o país atravessa.‘’ Agradeço ao Sebrae por permitir de uma forma prática e dinâmica participar de capacitações tão importantes para meu segmento de trabalho. O cliente hoje é cada vez mais exigente e nestes cinco meses de empresa formalizada pelo MEI me sinto fortalecida para superar as dificuldades’’, destacou Vanessa.
Para a Gestora de Projeto do Sebrae, Cecília Salata, o empresário do segmento de alimentação deve adotar procedimentos de planejamento e técnicas de operação que contribuam para um gestão eficiente do negócio.
“No atual cenário econômico de nosso país, os estabelecimentos que atuam no segmento de alimentação fora do lar precisam aprender a observar novas oportunidades e estarem atentos às mudanças, fortalecendo a relação com sua equipe e fornecedores, além de se preocuparem com a segurança alimentar. Todos estes fatores contribuem para o fortalecimento do negócio e o torna mais competitivo”, ressaltou Salata.
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