Dia do Mídia

Criatividade e eficiência na rotina do profissional de mídia

Conversamos com pessoas da área para celebrar o dia desse profissional que trabalha sempre em busca de um resultado gratificante

Pessoas em escritórios coloridos, com as cabeças repletas de ideias e um dia a dia de trabalho com uma rotina animada. Reuniões intensas, prazos apertados e campanhas ora controversas, ora de grande impacto… Se essa descrição faz parte do seu imaginário sobre o profissional de Mídia, você está certo, mas há ainda muito mais. Hoje O Imparcial chama os profissionais da área para comemorar o Dia do Mídia.
Ambiente Intenso
Felipe Rodrigues (Vitale)

“Viciante” e “tenso”. É com esses adjetivos que o diretor de arte da Vitale Propaganda em São Luís, Felipe Rodrigues, descreve o seu dia a dia. Para ele, a ideia de que o profissional de Mídia vive num ambiente criativo e colorido, já enraizada no imaginário da sociedade, “tem um pouco de verdade”. “Mas as pessoas se esquecem da transpiração. Suamos muito em cima de prazos curtos e pouca verba, para conseguirmos um resultado que seja gratificante e eficiente”, comenta.

Galeno Neto (Quadrante)

Para Galeno Neto, da Agência Quadrante, a profissão é “cheia de responsabilidades”. Ele explica que o setor de Mídia é a parte da agência “onde se adequa todo o planejamento estratégico”. Ele reforça os conceitos de criatividade e eficiência e diz que se precisa “aproveitar da melhor forma o investimento do cliente”.

Mercado em São Luís
O mercado de Mídia em São Luís, segundo contam os profissionais, está passando pela mesma crise econômica que todo o resto do país, com diminuição de investimentos, novas formas de negociação. Por outro lado, dizem os entrevistados, é justamente o arrocho que faz as pessoas se especializarem cada vez mais. “Os veículos de São Luís”, conta Rodrigues, “vêm se nivelando ao nível nacional”. “As agências têm buscado por melhores profissionais, e os que já estão no mercado se especializam. Quando o mercado se profissionaliza, todos saem ganhando”, destaca Felipe.
A pressão nos prazos é apontada por ambos como o que menos gostam na profissão, mas, justamente, a “oportunidade de desafio todos os dias”, como diz Galeno, e “a inquietação e criatividade”, sublinha Rodrigues, que os proporciona serem apaixonados pelo que fazem.
Galeno Neto e Felipe Rodrigues deixam um recado para os colegas de profissão no dia em que celebram a carreira. “Festejar o Dia do Mídia é reconhecer a importância de todo o grupo que é uma agência. E esse reconhecimento fortalece as relações entre veículo, agência e cliente”, diz Rodrigues. Já Galeno lembra do amor e dedicação dos colegas: “Parabéns a todos os meus colegas de profissão, trabalhem com amor e profissionalismo”.
Mudanças
Felipe e Galeno concordam que a profissão mudou muito desde que começaram no mercado, há mais de uma década. “A tecnologia avançou”, conta Galeno, “facilitou e fez com que muita coisa ficasse mais transparente. A velocidade da informação foi outra coisa que mudou, além da possibilidade de novas mídias”.
Rodrigues aponta a própria mudança como “a única certeza” que se tem na carreira. “Nosso trabalho vive ligado às relações sociais, que vivem em constante mudança. Hoje as marcas dormem sendo queridinhas, e acordam esquecidas. Amanhã vamos precisar pensar tudo diferente”, ressalta.
Mercado no Brasil e no mundo
Segundo dados do World Advertising Research Center, o mercado publicitário deverá crescer 4,5% em todo o mundo em 2016, enquanto mercados como o Brasil e a Índia, ambos afetados por crises econômicas, devem bater os 7,1% e 12,4%. Os dois deverão, ainda segundo o WARC, ultrapassar mercados como do Reino Unido, onde se espera uma melhoria de 6,6%. Por outro lado, Rússia e França devem enfrentar queda de 13,% e 0,2%, respectivamente.
A Internet figura ainda como o meio de maior crescimento de investimentos do mercado, enquanto a TV pode perder até 1,9%, segundo o Centro de Pesquisa.
Os números favoráveis no Brasil têm como alavanca os Jogos Olímpicos do Rio 2016, enquanto nos Estados Unidos são as eleições presidenciais que impulsionam o mercado publicitário e, consequentemente, o dia a dia dos profissionais de Mídia.
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