negócios
Grupo Mateus festeja três décadas com liderança regional no ramo
Com a presença de um cantor de sucesso nacional – o sertanejo Daniel, líderes e gestores do grupo celebraram a nova fase
Três décadas de história que se consolidam com o alcance de uma visão: ser a maior empresa de capital nacional no ramo de distribuição de produtos e varejo do Norte e Nordeste até 2017. Um feito para celebrar.
Completando 30 anos em 2016, o Grupo Mateus deu início, ontem, a uma série de eventos comemorativos para marcar esta importante conquista. Líderes e gestores do grupo celebraram a nova fase que se inicia, sob a direção do lema “Somos todos um coração”. O sucesso hoje conhecido tem como transfundo um contexto de visão empreendedora e trabalho árduo. Em 1986, Ilson Mateus, presidente e fundador do grupo, saiu de Serra Pelada (PA), onde era garimpeiro para aventurar-se em uma cidade que ouvira ser um mercado em ascensão. Assim, chegou a Balsas, no sul do estado do Maranhão.
Do início ao êxito
Em Balsas, iniciou no mundo dos negócios com um pequeno mercado (de cerca de 50m²), onde vendia itens de necessidade básica e bebidas. Com um forte tino para os negócios, viu a oportunidade de expandir o negócio através do serviço de frete de mercadorias entre as cidades de Balsas e Imperatriz. Comprava a prazo de grandes distribuidores e revendia à vista aos pequenos comerciantes, sempre reinvestindo seu lucro na expansão do negócio.
Apenas dois anos depois, o êxito já era visível. O mercadinho se transformou em um supermercado de médio porte, movido pela expansão do mercado do agronegócio em Balsas. Já em 1990, o crescimento no mercado da distribuição de produtos fazia nascer o Armazém Mateus, que levava à região produtos exclusivo e de maior qualidade.
Foram 10 anos de consolidação no mercado local, pautados no sonho de expandir o negócio. Em 2000, foi inaugurada a primeira filial em Imperatriz, na região tocantina. Em 2002, foi a vez de Santa Inês, ponto estratégico para coordenar a chegada à capital – o que ocorreu apenas um ano depois.
A chegada a São Luís se deu com a compra de duas unidades de uma antiga rede de supermercados ludovicense. Os trabalhos se iniciaram com duas lojas: uma no bairro da Cohab e outra no bairro do Renascença, mas já em 2004 o número subiu para quatro. Após estar estabelecido na capital, o desafio era o de diversificar serviços e começar a construção do sonho de se tornar a maior empresa de distribuição no atacado e varejo do Norte e Nordeste do Brasil. Assim, surgiram os segmentos “Bumba meu pão” (indústria panificadora), “Mix Mateus” (sistema cash-and-carry) e Eletro Mateus (eletroeletrônicos, bazar e móveis).
Em 2012, as fronteiras do Maranhão se tornaram pequenas para o sonho do empreendedor. Assim surgiam as unidades de Palmas (no Tocantins) e Marabá (no estado do Pará). Desde então, a expansão da rede não parou. Já são 58 empreendimentos na plataforma de operação do grupo, com um número de quase 19 mil colaboradores e funcionários.

VER COMENTÁRIOS