EXPO INDÚSTRIA

Olimpíada do Conhecimento marca segundo dia do Indústria de Talentos

Dividida em quatro fases: escolar, estadual, nacional e mundial, a competição acontece a cada dois anos, reunido os melhores alunos do Senai e Senac

Foto: Divulgação.


Divulgação

Edilson Baldez, presidente da FIEMA, e Marco Moura, diretor do SENAI e superintendente do IEL, visitando as competições do Indústria de Talentos

São Luís – Alunos de diversos cursos profissionalizantes do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC) iniciaram a disputa por uma vaga na etapa nacional da Olímpiada do Conhecimento ontem, segundo dia do Indústria de Talentos, que acontece até amanhã, no Multicenter Sebrae, quando serão conhecidos os campeões da prova. Eles terão que realizar com perfeição os projetos relacionados às ocupações industriais e do comércio, sob os olhos atentos dos instrutores e avaliadores de cada área.
Dividida em quatro fases: escolar, estadual, nacional e mundial, a competição acontece a cada dois anos, reunido os melhores alunos dos cursos profissionalizantes das duas escolas. O diretor regional do SENAI e superintendente do IEL, Marco Moura, avalia a olimpíada como uma porta de entrada para o mercado de trabalho e aperfeiçoamento dos novos profissionais. “A missão do SENAI é formar os melhores profissionais para atuarem nas indústrias brasileiras e a realização da olimpíada se concretiza como um diferencial que, além de despertar o espírito de competitividade nos jovens, permite o desenvolvimento de novas habilidades, como a rapidez e organização”, afirmou o gestor.
Foto: Divulgação.


Divulgação

Jeferson do Nascimento Moura, competidor na ocupação Segurança do Trabalho

Júlio Cabral, instrutor há mais de 20 anos do SENAI, destaca a evolução tecnológica no mercado industrial, mas sem perder de vista o aperfeiçoamento do profissional. “Muita coisa mudou no que diz respeito aos maquinários industriais e principalmente na minha área de eletrônica. As técnicas evoluíram, mas para o bom profissional que se capacita constantemente nunca faltará oportunidade de trabalho”, disse Cabral.
O aluno Jefferson do Nascimento Moura, 19 anos, da cidade de Bacabal, é um dos participantes da etapa estadual da Olímpiada. Ele está competindo na ocupação Segurança do Trabalho, que pela primeira faz parte da Olímpiada. Jefferson conta que está muito ansioso e nervoso, mas que o treinamento dá a segurança e a certeza de que ele será classificado para a etapa nacional. “O SENAI abre portas para nosso futuro. Meu sonho é representar a minha cidade, o meu estado na etapa nacional da Olímpiada do Conhecimento”, disse. Esse é o terceiro curso que Jefferson faz no SENAI, visualizando desde cedo que a instituição seria um caminho para abrir as portas para o mercado de trabalho.
Foto: Divulgação.


Divulgação

Sávio Pereira Cantanhede – Panificação

Outro competidor é o Sávio Pereira Cantanhede, morador da comunidade São Braz, de São José de Ribamar. Sávio é ex-aluno da Unidade Móvel do SENAI instalada, no período em que fez o Curso de Panificação, na Cidade Operária. “Quando era menor sempre via a minha mãe fazendo pão e bolo e tive vontade de aprender. Fui atrás de um emprego em uma Padaria, que era associada do Sindicato de Panificação (Sindipan), e lá me disseram para eu fazer um curso no SENAI”, disse. Sávio encontrou no SENAI a oportunidade para crescer e aprimorar o dom pela panificação. Ele compete com outro aluno e durante os quatro dias da olímpiada e precisa cumprir com criatividade e muita técnica a deliciosa tarefa de preparar cinco massas salgadas diferentes, um pão rústico e um pão especial com grãos.
Escolhendo a profissão
Foto: Divulgação.


Divulgação

Mais de 2 mil alunos passam diariamente pela 2ª Feira de Profissões para a Indústria

A estudante Lúcia Alves do Ensino Médio visitou os estandes e se encantou pela ocupação de montagem da estrutura de telhados. “Aqui eu estou conhecendo os procedimentos de elaboração do telhado que tenho em casa e nunca pensei que desse tanto trabalho para fazer este serviço. Achei muito interessante e quero fazer um curso profissionalizante, porque preciso trabalhar logo para conquistar meus sonhos”, desabafou Lucia.
O segundo dia do Indústria de Talentos contou, ainda, com atividades da Feira de Profissões, onde os visitantes puderam obter informações sobre o mercado de trabalho na indústria maranhense. A atividade tem por objetivo ajudar na escolha profissional. Aconteceu também o desfile de robôs em mais uma etapa do Festival de Robótica, que está sendo realizado pela primeira vez, no Indústria de Talentos, e o Inova SENAI que incentiva a produção de novas ideias com projetos que ajudam não só no desenvolvimento das indústrias e empresas, mas também que facilitam o dia a dia da população.
Sobre a Olimpíada
Foto: Divulgação.


Divulgação

Ocupação Carpintaria de Telhados é uma das 18 disputadas pelos alunos do SENAI na Olimpiada do Conhecimento

A etapa estadual tem correalização do SENAC e tem por objetivo avaliar as competências consideradas essenciais para um bom profissional conquistar uma vaga no mercado de trabalho, além de valorizar os profissionais de cursos técnicos, que tem a oportunidade de emprego rentável e fazem a indústria funcionar cada vez mais eficiente e eficaz.
O Indústria de Talentos está sendo realizado simultaneamente à Expo Indústria Maranhão, feira também promovida pelo Sistema FIEMA – SESI, SENAI, FIEMA e IEL, no horário das 17h às 22h, no Multicenter Sebrae. A Expo tem o objetivo de apresentar a diversidade do parque industrial maranhense, como forma de proporcionar um ambiente propício ao desenvolvimento de novos negócios. O evento tem como correalizadores o Sebrae no Maranhão e o Governo do Estado. As duas ações são consideradas os maiores eventos da indústria maranhense.
VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias