EXPO INDÚSTRIA

Mineradora leva modernas tecnologias para a Expo Indústria Maranhão

Durante os quatro dias de evento, várias instituições participarão de painéis para debater temas atuais relacionados ao processo industrial

De hoje até 31 de outubro, a Vale apresentará para os visitantes da Expo Indústria Maranhão detalhes da sua operação logística no estado, colocando em destaque as tecnologias que contribuem para manter a alta produtividade do sistema, que inclui a Estrada de Ferro Carajás e o Terminal Marítimo de Ponta da Madeira. A empresa também apresentará algumas das iniciativas sociais que estão contribuindo para o desenvolvimento das comunidades que ficam próximas às suas operações e obras. A Expo Indústria Maranhão é uma realização da Federação das Indústrias do Estado do Maranhão – FIEMA e conta com o patrocínio da Vale.
Durante os quatro dias de evento, várias instituições participarão de painéis para debater temas atuais relacionados ao processo industrial. Dois destes painéis contarão com a presença de representantes da Vale. No dia 28/10, às 19h30, Bruno Victorasso falará sobre o processo de cadastro de fornecedores na Vale durante a realização do painel “Indústria Competitiva”. Na sexta-feira, 30/10, às 20h40, será a vez do diretor do projeto de expansão da ferrovia e porto, Adriano Mansk, apresentar a evolução do Projeto S11D durante o painel “Oportunidades Maranhenses”. O escopo do Projeto S11D inclui a duplicação de 570 quilômetros da estrada de ferro e a expansão do porto da Vale em São Luís.
A Vale e a Fundação Vale realizam diversos investimentos que proporcionam melhorias na qualidade de vida das pessoas que vivem próximas às suas operações. No estande serão colocadas em exposição duas iniciativas na área social: Coopvila e Programa Agir Criativo.
A Cooperativa de Trabalho, Coleta e Recuperação de Resíduos da Vila Maranhão (Coopvila) é formada por quinze famílias da Vila Maranhão que vivem da reciclagem de resíduos. A cooperativa, que foi formalizada com apoio da Vale há cerca de um ano, tem como foco o incremento de renda a partir do reaproveitamento de materiais descartados do Complexo Ponta da Madeira. Os cooperados produzem cadeiras, mesas, camas, estantes, entre outros móveis. A atuação da cooperativa é homologada pelos órgãos ambientais locais e todos os equipamentos e máquinas utilizados na fabricação de móveis foram doados pela Vale. Deste o inicio da cooperativa, o Sebrae atua em parceria com a Vale na capacitação das famílias envolvidas.
Já o Programa Agir Criativo é uma iniciativa da Fundação Vale que busca promover a formação integrada de produtores culturais, além de contribuir com a elaboração de planos de negócios. Em São Luís, quatro projetos foram selecionados: Batuko; Cade beltrano?; Paper Toys e Laborarte. Os projetos recebem consultoria para o desenvolvimento de empreendimentos criativos e ainda tem acesso ao chamado capital semente para investir nos negócios.
A Expo Indústria Maranhão colocará em destaque a diversidade da cadeia industrial do estado e suas práticas inovadoras, apresentando suas potencialidades, desde a formação profissional ao processo de produção industrial. O evento está montado no Multicenter Sebrae.
Indústria de Talentos
De 28 a 31 de outubro, a FIEMA também realizará no Centro de Convenções Pedro Neiva de Santana a terceira edição do projeto Indústria de Talentos, iniciativa que, segundo a instituição, visa estimular o desenvolvimento de profissionais mais qualificados no Maranhão. Na ocasião, a Vale e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) assinarão o Termo de Cooperação Técnico-Científica com o objetivo de contribuir para a formação de jovens do Programa de Formação Profissional (PFP) em Operação e Manutenção de Ferrovia, para atender à demanda do projeto S11D. A assinatura do documento acontecerá no dia 29/10, às 18h30, no estande da FIEMA.
O PFP alcançará cerca de 300 jovens de São Luís, Santa Inês e Açailândia. As aulas serão ministradas pelo Senai em duas etapas: formação teórica, que dura em média dois meses, e a formação prática, com duração de três a seis meses. A previsão é que as aulas sejam iniciadas no primeiro semestre de 2016. O PFP é uma iniciativa da Vale voltada para a formação básica e qualificação de jovens com o objetivo de prepará-los para o mercado de trabalho.
Serviço
– Estande da Vale
Quando: de 28 a 31 de outubro, das 17h às 22h
Temas em destaque:
Tecnologias utilizadas na operação da ferrovia: automação e mecanização da ferrovia.
Tecnologias utilizadas na operação do porto: hidrodinâmica e sua interação com as manobras de navios em Ponta da Madeira; Sistema de raspadores inteligentes.
Tecnologias utilizadas nas obras de expansão: sistema de estaqueamento do Píer IV; inovação da manutenção de locomotivas.
Iniciativas sociais apoiadas pela Vale no Maranhão: Coopivila; Programa Agir Criativo
– Painel “Indústria Competitiva”
Quando: 28/10, às 19h30
Palestrante: Bruno Victorasso (Processo de cadastro de fornecedores na Vale)
– Painel “Oportunidades Maranhenses”
Quando: 30/10, às 20h40
Palestrante: Adriano Mansk (Evolução do Projeto S11D)

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias