FIEMA
Exportação de produtos brasileiros ainda é pequena
Consultor da CNI destaca que é fundamental conhecer processos de internacionalização para mudar o cenário
SÃO LUÍS – De acordo com a Confederação Nacional da Indústria (CNI), das quase 710 mil empresas industriais brasileiras, apenas 3%, o que equivale a um pouco mais de 21 mil que são exportadoras. Para o consultor da CNI e administrador Luiz Roberto Oliveira, a falta de conhecimento por parte dos industriários, a ausência de informação seriam alguns dos fatores complicadores do processo de internacionalização. “Existe espaço, empresas com excelentes produtos, mas elas desconhecem os trâmites externos e muitas ainda acreditam que o mercado interno é suficiente para suprir os seus anseios!”.
Como forma de promover a internacionalização dos produtos maranhenses e mudar essas estatísticas, a Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (FIEMA) encerra no próximo dia 10 de outubro as inscrições para os micros, pequenos e médios empresários maranhenses que queiram participar da Rodada de Negócios Internacional, que ocorrerá durante a primeira edição da Expo Indústria Maranhão, de 28 a 31 de outubro, no Multicenter Sebrae.
As inscrições são gratuitas e limitadas. Os empresários que tenham interesse no comércio exterior podem fazer a inscrição no site da entidade (www.fiema.org.br). A Rodada de Negócios Internacional acontecem nos dias 29 e 30 de outubro e contará com a participação de empresas estrangeiras, de forma a propiciar novas oportunidades de negócios e estimular ações de parcerias entre as empresas. A Rodada Internacional é promovida pela FIEMA por meio do Centro Internacional de Negócios em parceria com a Apex-Brasil (Agência de Promoção de Exportações do Brasil), Enterprise Europe Network e a CNI (Confederação Nacional da Indústria).
“Essas iniciativas são fantásticas e graças a entidades como as federações, essas ações contínuas fazem com que as empresas tenham a oportunidade de correr atrás e ter o conhecimento e de ter oportunidades reais de negócios”, enfatizou o consultor da CNI. A expectativa é que empresas dos setores de Construção, Alimentos e Bebidas, Móveis, Têxtil, Software, Higiene e Limpeza, Energia, Metalmecânico e Siderurgia participem dessa rodada internacional.
Expo Indústria
A Expo Indústria é uma realização do Sistema FIEMA, com correalização do Governo do Estado do Maranhão e do Sebrae no Maranhão que tem o objetivo de apresentar a diversidade do setor industrial no Estado, como forma de proporcionar um ambiente propício ao desenvolvimento de novos negócios.
A Expo Indústria – feira de exposição – conta ainda com programações paralelas: arenas temáticas, rodadas de negócios, seminário de inovação, encontro com empresários e programação cultural. No mesmo período, ocorrerá o Indústria de Talentos, que envolve uma série de ações voltadas para educação profissional, no Centro de Convenções Pedro Neiva de Santana.
Para o presidente da FIEMA, Edilson Baldez, a Expo Indústria Maranhão será uma ótima oportunidade de negócios para o empresário e para que os maranhenses possam tomar ciência dos produtos fabricados no parque industrial do Estado.
VER COMENTÁRIOS