Na última segunda-feira, dia 17, o Governo do Estado, por intermédio da Secretaria de Indústria e Comércio (Seinc,) promoveu a primeira Rodada de Negócios do Programa ‘Maranhão Mais Produtivo’, na sede dos Supermercados Mateus.
Produtos como queijos, cachaça, verduras e legumes, sorvetes, material de limpeza, dentre outros, produzidos exclusivamente no Maranhão, foram apresentados à equipe de compras do Mateus. Trinta e uma empresas foram atendidas e 72% de negócios fechados.
Em cada rodada, os produtores receberam consultoria, formalizando um canal direto de comunicação para aqueles que, de alguma forma, ainda tem dificuldades a respeito de padrões de qualidade e serviços prestados.
“O Maranhão Mais Produtivo irá inserir, de maneira competitiva, as empresas instaladas no estado, em especial às micro e pequenas. O Governo do Estado está trabalhando para fazer com que os produtores maranhenses tenham seu lugar de destaque no mercado local e nacional. O Estado é rico e nossos empreendedores, mesmo diante das adversidades, possuem produtos que competem, de maneira igual, com o que é importado”, afirmou o secretário de Indústria e Comércio, Simplício Araújo.
Para o diretor comercial do Grupo Mateus, Edson Rodrigues, é importante para o grupo fazer parte do programa. “Está entre as missões do Grupo Mateus o apoio e a valorização da produção local. Hoje temos muitos fornecedores locais e acreditamos que, quanto maior o número de empresas abrindo no estado, quanto mais apoio tiverem dos órgãos estaduais e da iniciativa privada, maior será a riqueza dele”.
O programa
O ‘Maranhão Mais Produtivo’ é um programa que possibilita às micro e pequenas empresas e aos empreendedores individuais instalados no Maranhão o acesso aos meios necessários para que eles ampliem sua participação no mercado local e conquistem novos mercados. O programa disponibiliza ao empreendedor local capacitações técnicas, consultorias presenciais, rodadas de negócios, missões técnicas e outras ações que focam na elevação da competitividade e eficiência da empresa, oportunizando o aperfeiçoamento do seu processo produtivo e a expansão de sua participação nos mercados internos e internacional.