AMOR E DEDICAÇÃO

Empresário transforma paixão por carros em oportunidade

Com dedicação, Eduardo Couto alcançou o cargo de Gerente Geral da Audi Center São Luís e uniu duas paixões: o amor por carros e pelos negócios

Eduardo Couto , Gerente Geral da Audi Center São Luís
A paixão por carros, que remonta desde a invenção dos veículos motorizados, é algo comum no universo masculino. Com espírito empreendedor, análises de mercado e uma dose de ousadia, Eduardo Couto conseguiu transformar essa paixão numa oportunidade profissional. O começo não foi fácil. Conheceu o mundo das concessionárias através do departamento de peças, depois abriu sua primeira empresa de representação comercial de autopeças. Em terras distantes se atreveu a conhecer à venda de automóveis e abriu uma empresa de produtos premium no ramos de alimentos importados. Hoje, com quase 50 anos, ele comemora a nova fase profissional: foi escalado ao cargo de Gerente Geral da Audi Center São Luís, marca do setor premium de maior crescimento no país. O segredo, segundo ele, é preciso saber fazer, querer fazer e, acima de tudo, agir para fazer as coisas acontecerem. Dono de um conhecimento expressivo da área em que atua, Eduardo Couto fala com tanta naturalidade sobre o mercado automotivo, que não é difícil perceber o porquê de ele ter chegado onde chegou. O gerente geral afirma que tem pela frente uma missão que vai muito além de inflar as vendas. Ele quer fazer história. Nada mais, nada a menos que evidenciar a liderança da força alemã no mercado premium Maranhense.
Eduardo Couto , Gerente Geral da Audi Center São Luís

Presente em São Luís há cerca de 5 meses, a Audi chegou ao Maranhão, por meio do Grupo Linhares, empresa que já atua no mercado automotivo nordestino, de duas a quatro rodas, há mais de 16 anos em oito cidades.

Mas a vida de Eduardo não se resume a trabalho. Embora acostumado com o universo de luxo ele é um homem de hábitos simples, que gosta de ficar com a família, de conviver com os amigos. Carregado de histórias e experiências, Eduardo Couto é a condensação do profissional aplicado, perseverante e que está sempre na busca novas conquistas profissionais.
Trajetória Profissional
Ainda muito novo, conheci esse mundo de concessionárias no departamento de peças, onde aprendi muito com grandes profissionais. Depois, abri minha primeira empresa de representação comercial de autopeças. Em virtude de mudanças no mercado e na vida, resolvi mudar de estado, quando me atrevi a conhecer à venda de automóveis. Saudoso, voltei a São Luís, onde um amigo me convidou para um desafio, ajudá-lo a implantar uma nova marca de veículos, os espanhóis chegavam a São Luís, poderíamos dizer que era o início da vinda das marcas Premium para o nosso mercado. Ainda na busca por novas conquistas profissionais, abri uma empresa de produtos premium no ramos de alimentos importados e conheci o excitante mundo da publicidade, onde várias portas se abriram e também um novo mundo de aprendizado e experiências.
Hoje estou de volta ao mercado gerenciando uma marca mundialmente conhecida, respeitada, pertencente a um grupo empresarial que não mede esforços para satisfazer o mais exigente dos clientes.
A Audi
Minha relação com a Audi já vem de alguns anos. Sou de fato, um grande fã da marca. Marcada por uma trajetória de sucesso, no Brasil desde 1993, trazida então por um acordo entre Senna Import e Audi AG, uma combinação que nasceu preparada para vencer. Sempre vi a Audi como uma marca extremamente preocupada com a esportividade, conforto, luxo e muito conectada as novidades do mundo automotivo.
Visão de gestor
Penso que só conseguimos ter, de fato, pessoas trabalhando eficazmente em times. Nesse sentido, poderia definir de várias formas meu estilo de gerenciar a Audi: ativo, democrático, paternalista, mas com pulsos fortes. O mais importante é que seja voltada a ter uma equipe unida e com foco nos resultados.
Os desafios frente à gerência da Audi
A Audi do Brasil, assim como o mercado premium vem na contra mão do mercado automotivo brasileiro, onde vemos queda do mercado acima de 20% em relação ao ano passado. A Audi do Brasil cresce em ritmo acelerado de 26% em relação ao mesmo período do ano passado, baseado nos números e nas estratégias que estão sendo formuladas, só posso dizer que são as melhores possíveis. Vejo grandes oportunidades no mercado para 2015 e faremos de tudo para aproveitar todas elas.
O mercado de automóveis de luxo em São Luís
São Luís sempre foi uma praça que abraçou com muita euforia o mercado de luxo, o maranhense gosta do que e bom e tem provado isso nas ruas e no volume de emplacamentos mensais, acreditamos muito nesse mercado e com a chegada de outros competidores ele deve crescer acima do ritmo nacional.
A aposta do Grupo Linhares
O Grupo Linhares hoje é o maior revendedor Audi do Nordeste e ao apresentarmos um plano de expansão para a Audi do Brasil, o Maranhão veio como primeira opção de investimento por vários motivos: o bom gosto do maranhense, a projeção de crescimento do estado, a cultura muito parecida com a cearense, afinal somos um povo irmão.
Expectativas
A expectativa para o mercado local é continuar respeitando nossos concorrentes, mas buscar o mesmo resultado da Audi do Brasil e da Audi Center Fortaleza que pertence ao Grupo Linhares aumejam, ou seja, a liderança do mercado premium maranhense.
Os carros queridinhos dos maranhenses
O mercado de São Luís é muito dinâmico e vem nos surpreendendo com a procura de vários modelos, como Q5, TT a linha esportivos S e RS e os queridinho Q3 e A3 sedan que vem ganhando mais e mais fãs em todo o Brasil e não seria diferente no Maranhão.
A importância do marketing
O marketing para o segmento automotivo é fundamental. Nessa atual crise, o maior desafio do segmento é se posicionar diante dos concorrentes, além de engajar e tornar o cliente fiel a sua marca – sem grandes investimentos. Um dos diferenciais do marketing é justamente esse, conhecer o mercado, os hábitos e comportamento dos consumidores, e em paralelo comunicar de forma criativa, transparente e promover o recall da marca através da satisfação dos clientes.
Day-by-day
Ocupo papeis distintos, como gerente de vendas, treinador, vendedor, gerente de operações e agregador. Traço formas para elevar a produtividade e o desempenho dos colaboradores. Analiso e corrijo possíveis falhas operacionais, técnicas e comercias, para que haja um bom resultado final. Ajo com o máximo de flexibilidade no acompanhamento das tarefas diárias dos demais colaboradores, pois como diria o economista Friedman “Deve-se dar mais liberdade a cada indivíduo para tomar suas próprias decisões econômicas. Essa liberdade levará a menos desperdício e maior produtividade”.
Profissional x pessoal
Busco conciliar sempre essas duas esferas da minha vida, como todo profissional que quer conquistar seu espaço no mercado, mas com o coração atrelado a família e a Deus acima de tudo.
Nas horas livres
Quando não estou trabalhando gosto de estar com a família, seja em casa, seja com amigos e sempre reservar um tempo para agradecer a Deus pelas graças alcançadas.
E no lado pessoal
Sou um brincalhão, às vezes tento ser um “chef na cozinha”. Sou um pai presente e um marido carinhoso e atencioso com minha família. Aproveito muito esses momentos, pois são essenciais para recarregarem nossas energias.
Viagens e destinos
Gosto muito de viajar, apesar de que ultimamente as viagens têm sido com pouca frequência. Gosto muito de Fortaleza, Rio, Natal, mas quando possível a Europa é o melhor destino.
Segredo do sucesso
Se realmente existe uma receita perfeita para alcançar objetivos, penso que seja feita de três fatores básicos: conhecimento, habilidades e atitudes. É preciso saber fazer, querer fazer e, acima de tudo, agir para fazer as coisas acontecam. Se não houver a ação, não passa de boa intenção. E só. Quando colocamos o conhecimento em prática, geramos habilidades e resultados.
Um sonho
Sonhos, cada dia temos novos, os que alcançamos e aqueles mais distantes, que nos fazem lutar ainda mais para alcançá-los, sonhos que passam a se tornar desafios.
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