Papa Francisco volta a melhorar; prognóstico ainda é “cauteloso”
Pontífice continua a respirar com ajuda de máscara de ventilação

Papa Francisco (Foto: Reuters/Remo Casilli)
A saúde do papa Francisco segue melhorando, afirmou o Vaticano nesta quinta-feira (27), fazendo uma avaliação cautelosamente otimista sobre o pontífice de 88 anos, que ainda luta contra uma dupla pneumonia.
O papa passará sua 14° noite no hospital Gemelli, em Roma, com uma infecção respiratória severa, que resultou em várias complicações.
“A condição clínica do Santo Padre continuou mostrando melhora hoje”, informou a mais recente atualização sobre o estado de saúde de Francisco.
Os médicos deram ao papa um prognóstico “cauteloso” em razão da “complexidade do cenário clínico”. Isso significa que, na avaliação deles, o pontífice ainda não está fora de perigo.
Uma autoridade do Vaticano, contudo, lembrou que foi o segundo comunicado que não descrevia o estado de Francisco como “crítico”. “Talvez possamos dizer que ele já superou a fase mais crítica”, disse.
O comunicado informa que o papa ainda recebe suplementação de oxigênio por meio de uma máscara de ventilação, que cobre o nariz e a boca. A fonte do Vaticano afirmou que a máscara oferece um fluxo mais confortável do que o feito pelo tubo nasal que Francisco estava usando.
A autoridade afirmou que o uso da máscara não indica novas dificuldades do pontífice para respirar.
Conhecido por trabalhar à exaustão, Francisco continuou liderando o Vaticano a partir do hospital. O Vaticano tem sido muito mais aberto quanto à saúde do papa do que no passado, tentando limitar a disseminação de desinformação.
Reportagem de Crispian Balmer e Joshua McElwee; reportagem adicional de Claudia Checca
*Fonte: Agência Brasil