Terremoto em Taiwan foi o mais forte em 25 anos; 9 pessoas morreram
Vídeos mostrando destruição em Taiwan – e formação de ondas sísmicas nas praias japonesas – viralização nas mídias sociais.
Um terremoto com magnitude superior a 7 graus deixou pelo menos nove mortos e mais de 800 feridos em Taiwan. Além disso, o fenômeno provocou danos em vários edifícios, assim como um alerta de tsunami na costa leste da Ásia — suspenso após algumas horas.
As autoridades taiwanesas afirmaram que o terremoto e os tremores secundários foram os mais intensos na ilha em 25 anos e também alertaram que outros sismos podem acontecer nos próximos dias.
O Centro Geológico dos Estados Unidos (USGS) informou que o terremoto desta quarta-feira (3/4) atingiu 7,4 graus de magnitude e aconteceu pouco antes das 8h locais (21h no horário de Brasília, terça-feira). Já Agência Meteorológica de Taiwan calculou um fenômeno de 7,2 graus, enquanto a Agência Meteorológica do Japão anunciou 7,5. O epicentro foi localizado 18 quilômetros ao sul de Hualien, com uma profundidade de 34,8 km.
As autoridades de Taiwan mobilizaram equipes para remover as rochas que bloqueavam as estradas na direção de Hualien. As rodovias que seguem até a cidade passam por muitos túneis e há o temor de que veículos tenham ficado presos nas passagens subterrâneas.
A presidente de Taiwan, Tsai Ing-wen, determinou a coordenação entre as agências locais e centrais, e anunciou o apoio do Exército aos trabalhos de resgate e ajuda.
Em setembro de 1999, um terremoto de 7,6 graus de magnitude matou quase 2.400 pessoas em Taiwan — o desastre natural com o maior número de vítimas na história do território.