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Diversificação de serviços e produtos oferecidos agitam mercado pet

Em São Luís, a Pharmapet se destaca no segmento, com alimentos saudáveis e cuidados estéticos.

Inauguração da Pharmapet (Foto: Divulgação)


Os cuidados com animais de estimação já vão além dos tratamentos veterinários. A atenção extrapola o básico e inclui alimentos veganos, medicamentos em formato de biscoito, cuidados com pelos e patas, roupas, acessórios, tratamentos terapêuticos e até academias para cães. Um indicador positivo para quem deseja investir no setor é a pesquisa realizada em 2023 pela Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação (Abinpet) e pelo Instituto Pet Brasil.

O estudo apontou que, no ano anterior, os brasileiros tinham cerca de 160,9 milhões de animais de estimação, um aumento de 4% em relação aos 155,7 milhões registrados em 2022. Esses dados impactam o desempenho de empresas como a Pharmapet, pertencente ao grupo de franquias Pharmapele, que, em São Luís, é administrada pela empresária Simone Menezes.

Aberta há mais de três anos, a Pharmapet funciona como uma espécie de loja de departamentos, com setores de medicamentos e produtos de beleza. Cães com pelos grandes, embolados e ressecados podem passar por um processo de rejuvenescimento com produtos alimentares adequados, itens para escovação regular, shampoos e condicionadores específicos, além de hidratantes que revitalizam os pelos.

A higienização é parte do tratamento, mas os tutores desejam algo além da estética. Cuidar da saúde e bem-estar dos “quatro patas” faz com que a Pharmapet se destaque em um mercado altamente competitivo, onde redes de pet shops focadas em rações, brinquedos e produtos veterinários estão em crescimento. Atualmente, o atendimento aos animais exige conhecimentos específicos, incluindo até noções de psicologia animal.

As famílias brasileiras se apaixonaram pelos pets, que são cada vez mais tratados como filhos. Por isso, as pessoas querem vê-los saudáveis, felizes e bem cuidados. A pandemia de COVID-19, por exemplo, impulsionou a adoção de pets no Brasil, com 30% dos lares adquirindo animais nesse período. Isso, somado às mudanças no estilo de vida e novos hábitos de consumo, levou o setor a um aumento estimado de 108% nas compras.

“Na Pharmapet, além das formas tradicionais de apresentação dos medicamentos, é possível  manipulá-los em diversos formatos farmacêuticos, que facilitam a adesão dos animais ao tratamento, tais como biscoitos veganos, pastas, sachês e cápsulas veterinárias, além, claro, dos produtos de higiene e beleza”, destaca Simone.

Em relação aos biscoitos veganos, Simone explica que eles são manipulados de acordo com o porte e as necessidades dos animais. A empresa também oferece uma vasta gama de produtos tópicos, como sprays, loções e soluções para cuidados veterinários, além de fragrâncias, shampoos e condicionadores que deixam os pets ainda mais cheirosos.

Cuidados de luxo

O mercado pet brasileiro faturou R$ 68,7 bilhões em 2023, representando um aumento de 14% em relação a 2022, estabelecendo um recorde no setor. Isso se deve, em parte, ao crescente interesse dos tutores pela qualidade de vida de seus cães, gatos e outros bichinhos de estimação, o que impulsiona o mercado de cuidados de luxo. Atualmente, pets podem usufruir de sessões de acupuntura, quiropraxia e cromoterapia. Até academias especializadas para algumas raças já estão disponíveis.

Dados de 2023 da PetFuture, empresa de inteligência de mercado e consultoria do Gouvêa Ecosystem, revelam que 68% das pessoas possuem algum animal doméstico. A pesquisa também indica uma tendência de humanização dos pets no país, com os animais permanecendo cada vez mais dentro de casa. Em termos de mercado global, o Brasil, com 4,95%, fica atrás apenas dos Estados Unidos, que respondem por 43,7%, e da China, com 8,7%. A indústria de produtos para animais de estimação no Brasil projeta um crescimento de 10,6% no faturamento para este ano, alcançando R$ 46,42 bilhões.

No que diz respeito à distribuição do faturamento no segmento, a categoria “Pet Food” deverá representar a maior parte, com 78% do total, equivalente a R$ 36,4 bilhões, um crescimento de 9,4% em relação ao ano anterior. A categoria “Pet Vet” (produtos veterinários) deverá responder por 15% do faturamento, somando R$ 6,87 bilhões, um aumento de 16% em relação a 2022. Por fim, a categoria “Pet Care” (produtos de bem-estar e higiene) deve representar 7% do faturamento, com R$ 3,08 bilhões, apresentando um crescimento de 15% em comparação ao ano anterior.

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