Encerrada fase de retirada da carga de minério de navio encalhado na costa do Maranhão
145 mil toneladas de minério de ferro foram recolhidas e fase de reflutuação já foi iniciada
A Marinha do Brasil informou que encerrou nesta terça-feira (2) a fase de retirada da carga de minério de ferro, que estava a bordo do navio mercante Stellar Banner.
Ao todo, 145 mil toneladas de minério foram recolhidas e a fase de reflutuação já foi iniciada. Esta etapa terá a participação do OSRV (Oil Spill Response Vessel) Bear, cumprindo o Plano de Reflutuação e Salvatagem, aprovado pelo Comando do 4° Distrito Naval e fiscalizado pela Capitania dos Portos do Maranhão, juntamente com o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) e Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais (SEMA).
Por meio de nota, a Marinha reforçou que órgãos e empresas envolvidas continuam com empenho máximo, a fim de solucionar o ocorrido e priorizar a salvaguarda da vida humana no mar, a proteção ao meio ambiente e segurança da navegação.
Leia também:
Entenda o caso:
O navio Stella Banner está encalhado na costa maranhense desde o dia 24 de fevereiro, quando sofreu duas fissuras no casco, após sair do Terminal Portuário da Ponta da Madeira em São Luís, com destino à China.