Empresa proprietária do navio informa que seguradora do casco concorda com afundamento planejado para sexta (12)
Empresas de salvatagem continuam com a retirada de objetos flutuantes, contaminantes e hidrocarbonetos de bordo.
![](https://oimparcial.com.br/app/uploads/2020/03/WhatsApp-Image-2020-03-12-at-19.21.47-1-1024x682.jpeg)
Foto: Thayane Maramaldo
De acordo com a nova nota divulgada pela Marinha do Brasil nesta quarta-feira (10), a empresa Polaris Shipping, proprietária do Navio Mercante “Stellar Banner”, informou à Marinha de que a seguradora do casco e máquinas concorda com o afundamento da embarcação.
Segundo as informações divulgadas, o afundamento está planejado para sexta-feira (12) e as empresas de salvatagem continuam com a retirada de objetos flutuantes, contaminantes e hidrocarbonetos de bordo.
O AHTS (Anchor Handling Tug Supply) Bear, o OSRV (Oil Spill Response Vessel) Água Marinha na contingência, o OSV (Offshore Support Vessel) Normand Installer e o Navio de Apoio Oceânico (NaPaOc) “Iguatemi”, da MB, estão na cena de ação para monitorar as atividades e vão permanecer no local após o alijamento a fim de verificar possíveis contaminações ou materiais volantes que por ventura se desprendam do Stellar Banner.
O Com4ºDN mantém a fiscalização das atividades junto com as autoridades ambientais do estado do Maranhão, na presença da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Naturais e o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis.
Os órgãos e empresas envolvidas continuam envidando esforços e recursos possíveis, visando solucionar o ocorrido, sempre atendendo às normas e legislação em vigor, priorizando a salvaguarda da vida humana no mar, a proteção do meio ambiente e segurança da navegação.