Cerca de 40 mil toneladas de minério de ferro já foram retiradas do Stellar Banner
Mais cem mil toneladas de minério de ferro devem ser retirados para assim começar a fase de reflutuação da embarcação
![](https://oimparcial.com.br/app/uploads/2020/03/WhatsApp-Image-2020-03-12-at-19.21.47-5-1024x682.jpeg)
Navio Stellar Banner afundou nesta sexta-feira (12) na costa maranhense. Foto: Thayane Maramaldo
A Marinha do Brasil informou nesta sexta-feira (8) que cerca de 40 mil
toneladas de minério de ferro foram retiradas até o momento do navio Stellar Banner que está encalhado desde fevereiro na costa do Maranhão.
Os Batelões Leeuw e Jan Blanken estão operando em forma de revezamento para retirar e descartar o material na área de despejo de forma segura.
Ainda segundo a Marinha, mais cem mil toneladas de minério de ferro devem ser retirados para assim começar a fase de reflutuação da embarcação.
Confira a nota na íntegra
A Marinha do Brasil informa que foram retiradas, até o momento (8), cerca de 40 mil toneladas de minério de ferro do Navio Mercante Stellar Banner. Os Batelões Leeuw e Jan Blanken estão operando em revezamento para retirar e descartar o material na área de despejo de forma segura. Ainda está prevista a remoção de cem mil toneladas de minério de ferro para dar início a
fase de reflutuação da embarcação.
Esta operação ocorre sob a supervisão do Navio de Apoio Oceânico Iguatemi da Marinha do Brasil, cumprindo o Plano de Reflutuação e Salvatagem, aprovado pelo Comando do 4º Distrito Naval e fiscalizado pela Capitania dos Portos do Maranhão e pelas autoridades ambientais do Estado do Maranhão, Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis e
Secretaria de Estado do Meio ambiente e Recursos Naturais.
Os órgãos e empresas envolvidas permanecem em estreita coordenação com a autoridade marítima, no intuito de solucionar o ocorrido com brevidade possível, obedecendo normas e procedimentos de segurança, priorizando a mitigação dos riscos à poluição e a navegação.
No dia 30 de abril, a Marinha do Brasil informou que o Navio Mercante Alfred Oldendorff realizou a retirada de 2.850 toneladas de minério de ferro que estavam no Stellar Banner, transferindo todo o material para o Batelão Jan Blanken, meio responsável por despejar a carga de forma segura.
Stellar Banner
O navio, com problemas no casco, foi forçado encalhar, a cerca de 100 km (65 milhas náuticas) da costa da capital maranhense, fora da poligonal do Porto. O navio MV Stellar, que é de propriedade da empresa sul-coreana Polaris saiu do Terminal Portuário da Ponta da Madeira, em São Luís no dia 24 de fevereiro.
O comandante do MV Stellar realizou manobra de encalhe após achar um banco de areia. Os tripulantes, 20 pessoas, foram resgatados com segurança, e levados para a capital maranhense.