O MELHOR PARA SUA SAÚDE

Conheça mais sobre o zinco e a importância em adicioná-lo à sua dieta

Como outros nutrientes essenciais, é a força motriz por trás das enzimas e hormônios, que desempenham um papel fundamental nas atividades metabólicas do organismo.

Este elemento traço tem várias funções que são benéficas para a saúde de nosso corpo. (Foto: Reprodução/Internet)

Antes de conhecermos as propriedades do zinco e os benefícios que este mineral proporciona, vejamos o que ele é exatamente.

É um elemento que vemos em nossas aulas de química na famosa tabela periódica de Mendeleev, o número 30 para ser mais preciso, e que está escrito com o símbolo Zn.

O que é zinco?

Existem dois conceitos para este elemento, pois a química o estabelece como um importante metal de transição, de cor branca com uma tonalidade azul, importante na indústria metalúrgica.

Mas o seu conceito biológico o coloca como um dos elementos vestigiais mais importantes em nosso corpo, que cumpre muitas funções dentro do organismo.

Como outros nutrientes essenciais, é a força motriz por trás das enzimas e hormônios, que desempenham um papel fundamental nas atividades metabólicas do organismo assim como para a saúde mental ao jogar roleta. É por isso que as propriedades sanitárias do zinco são tão importantes.

Quais benefícios deste mineral para a saúde?

Este elemento traço tem várias funções que são benéficas para a saúde de nosso corpo.

Embora possa parecer insignificante, cada componente de nosso organismo, por menor que seja, tem uma atividade importante, pois tudo tem uma razão para estar no equilíbrio da natureza humana.

As propriedades do zinco devem, portanto, ser levadas em conta, pois estabelecem um equilíbrio realmente importante.

Atividade óssea

Este mineral fortalece nossos ossos, promovendo assim seu crescimento nos primeiros anos de vida. Ao mesmo tempo, em anos posteriores, ajuda a combater problemas de degeneração óssea, como a osteoporose, cada vez mais comum, das doenças ósseas.

  • Limpa nossas artérias

As propriedades do zinco estão envolvidas na limpeza de todos os bloqueios que possam estar afetando o fluxo de artérias. Neste grupo de elementos que poderiam estar bloqueando o fluxo das artérias estão as gorduras e inflamações.

  • Benefícios para a pele e o cabelo

Este oligoelemento é conhecido por desempenhar papéis importantes em benefício da saúde de nossa pele e da beleza de nossos cabelos. Por esta razão, é um dos sinais ou sintomas de alerta que às vezes pode indicar uma deficiência de zinco, pois se reflete no envelhecimento prematuro da pele, unhas e cabelos.

  • Envolvimento hormonal ativo

Outra das propriedades do zinco é a regulação dos níveis hormonais. Isto se aplica tanto a homens quanto a mulheres. Os benefícios do zinco estimulam a produção de estrogênio (hormônio feminino) no sexo feminino.

  • É recomendado para mulheres grávidas e lactantes.

Outra das propriedades do zinco é que este mineral promove o desenvolvimento adequado da gravidez e o crescimento normal do feto. Também permite a produção enriquecida de leite materno, que é necessária para o crescimento normal e o desenvolvimento cerebral do bebê.

Alimentos com zinco e a sua importância em nossa dieta

A importância das propriedades do zinco em nossa nutrição é evidenciada por sua presença abundante em nosso organismo, o que mostra sua importância no funcionamento do organismo.

É também uma das principais enzimas do organismo, envolvida no metabolismo de carboidratos e proteínas.

Vale a pena mencionar também seu papel endócrino, pois está envolvido na síntese do hormônio mais conhecido do mundo, a insulina, e sem ela não há produção de insulina no organismo.

Que alimentos são ricos em zinco?

Há muitos alimentos que possuem e dos quais podemos obter as propriedades do zinco, porém, dentro do grupo há alguns que se destacam mais do que outros. Portanto, se você é um daqueles que têm uma deficiência deste mineral, recomendamos consumir a seguinte lista de alimentos:

  • Chocolate puro ou cacau, sem açúcar ou produtos lácteos.
  • Carne de porco e carne de vaca.
  • Ostras e caranguejos.
  • Ovos
  • Arroz marrom
  • Sementes de abóbora, melancia ou amendoim.
VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Negócios
Mais Notícias