É o tempo dele: veja dicas de receitas simples para fazer com jambo
O tradicional jambo-vermelho é uma fruta estrangeira, vinda da Ásia, na região da Malásia.
Andando a pé ou de carro por aí é possível ver nos galhos ou aos montes nas calçadas muitos jambos vermelhos e maduros. Para nós, agosto é o mês ideal para quem gosta da fruta, apesar de sua colheita usual ser de janeiro a março.
O tradicional jambo-vermelho é uma fruta estrangeira, vinda da Ásia, na região da Malásia, mas hoje é tão bem adaptada ao nosso clima tropical que parece ser uma planta nativa, presente em quase todas as regiões do Brasil.
Além do exotismo e da beleza de suas enormes árvores de sombra e formato piramidal, a Syzygium malaccense (seu nome científico) apresenta muitos benefícios à saúde e tem um papel importante na prevenção de doenças crônicas.
Na fruta, podem ser encontrados compostos como vitamina A, B1 e B12, além de sais minerais, como ferro e fósforo; ele ainda ajuda a combater a ação dos radicais livres (prevenindo o envelhecimento precoce), que faz bem para a saúde dos olhos e da imunidade.
Pensando nisso, o Imparcial separou algumas receitas para aproveitar o bom período de colheita da fruta. Segue a dica.
Mousse de jambo
A mousse de jambo é uma boa sobremesa para servir nos dias mais quentes de verão. Para fazer uma versão mais saudável, a sugestão é abrir mão do leite condensado, usando gelatina incolor (rica em colágeno) e creme de leite light para criar um doce mais saudável. Segue ingredientes:
– 5 jambos
– 1 iogurte natural integral (160g)
– ½ caixinha de creme de leite light
– 1 pacote de gelatina incolor hidratada
– Adoçante a gosto
O preparo: comece picando os jambos em pedaços menores, leve ao liquidificador e bata até formar um suco. Depois, coe e transfira novamente para o liquidificador. Adicione o iogurte, o creme de leite e a gelatina (devidamente hidratada de acordo com as instruções na embalagem) e bata por 1 minuto. Em seguida, adicione o adoçante a gosto e bata novamente, até formar uma mousse bem saborosa. Sirva em taças de vidro que fica bem bonito!
Geleia de jambo
É uma ótima dica para quem gosta de geleias com sabores diferenciados. A melhor parte é que fazer geleia de jambo em casa é algo bem simples – basta cozinhar a fruta com açúcar (preferencialmente o demerara, que é mais saudável).
Ingredientes:
– 1 kg de jambos
– 1 ½ xícara de açúcar demerara Taeq
Primeiro, corte os jambos em pedaços menores e remova os caroços. Em seguida, transfira a polpa para uma panela grande, adicione o açúcar e deixe cozinhar em fogo médio. Siga misturando de vez em quando, até que a fruta e o açúcar comecem a se desfazer, formando uma geleia.
Quando a mistura estiver bem cozida, transfira o doce para um prato e bata levemente com um mixer (se preferir, você pode deixar a geleia com pedaços da fruta mesmo). Para finalizar, coloque a geleia de jambo em um pote de vidro e deixe na geladeira. A nossa dica é consumi-la no período de até 2 semanas.
Suco de jambo
Fonte de diversas vitaminas, minerais e antioxidantes, essa bebida ajuda a turbinar a imunidade e faz bem para o controle do colesterol e saúde do coração. Aprenda a preparar uma versão bem refrescante desse suco.
Ingredientes:
– 4 jambos maduros e grandes
– 400 ml de água filtrada
– 5 pedras de gelo
– Açúcar demerara Taeq a gosto
Primeiro, lave bem os jambos, corte-os pela metade e remova o caroço. Em seguida, transfira a polpa para o liquidificador, adicione a água, as pedras de gelo e o açúcar a gosto. Bata por alguns minutos e sirva em seguida.
Compota de jambo
A compota de jambo tem algumas diferenças da geleia, pois consiste basicamente na fruta cozida em pedaços, servida como um tipo de doce após as refeições principais. A dica é usar o açúcar demerara, uma opção mais nutritiva que o refinado para compor um doce mais saudável.
Ingredientes:
– 10 jambos
– 2 xícaras de água
– 2 xícaras de açúcar demerara Taeq
Para começar, descasque os jambos e transfira as cascas para uma panela grande com 2 xícaras de água. Deixe cozinhar no fogo médio por alguns minutos (até que a água fique cor de rosa).
Depois, coe o líquido (para tirar as cascas), transfira a água tingida novamente para a panela, adicione o açúcar e as polpas de jambo cortadas ao meio. Deixe cozinhar até que a mistura fique grossa e as frutas bem cozidas. Para finalizar, basta transferir para um pote de vidro.