Dia da Gastronomia Sustentável: Conceito e vantagens
Data criada pela ONU reconhece que a gastronomia ambientalmente responsável pode promover o desenvolvimento agrícola e a produção consciente de alimentos
A Organização das Nações Unidas implementou o dia 18 de junho como o Dia da Gastronomia Sustentável desde 2017. A data reconhece que a gastronomia ambientalmente responsável pode promover o desenvolvimento agrícola e a produção consciente de alimentos, além de fortalecer a conservação da biodiversidade e a segurança alimentar das comunidades.
Através da sustentabilidade, muitos chefs de cozinha começaram a repensar o cardápio, dando preferência a alimentos naturais e nutritivos na hora de preparar o prato. Nesse sentido, a gastronomia sustentável vem ganhando cada vez mais adeptos no Brasil, inclusive na figura de chefs renomados, como Alex Atala e Celso Freire.
O que exatamente é a Gastronomia Sustentável?
Na prática, a gastronomia sustentável busca repensar toda a cadeia de produção de alimentos. ELa utiliza de alimentos naturais e nutritivos, assim como insere práticas sustentáveis nas atividades gastronômicas de cozinhas comerciais. Essas práticas promovem melhorias na qualidade de vida da população local e benefícios para o meio ambiente.
Para auxiliar nesse processo, existem alguns princípios básicos da culinária sustentável que servem como guias para os estabelecimentos que desejam alcançar esse status. São eles: Alimentos orgânicos; Produtores regionais; Receitas sazonais; Espécies ameaçadas; Desperdício zero.
Vantagens da Gastronomia Sustentável
- Redução no desperdício de alimentos;
- Diminuição na geração de resíduos;
- Proteção de espécies em perigo de extinção;
- Valorização da agricultura familiar;
- Pecuária sustentável;
- Redução da emissão de gases poluentes;
- Potencial educativo;
- Estímulo à produção e ao consumo de alimentos mais saudáveis.