Como fazer um risoto maranhense?
Risoto com Vinagreira e Camarão. Tem combinação mais maranhense?
Trabalhar com gastronomia é abrir as portas para a curiosidade e criatividade, por isso, é comum que bons pratos surjam depois de testes que pareciam uma loucura, como a história do tradicional risoto que conhecemos. O risoto, que significa “pequeno arroz”, é um prato italiano que surgiu no norte do país, mais precisamente na região da Lombardia. Alguns especialistas afirmam que ele surgiu por acaso e é mais um caso de um “acidente” na cozinha que virou sucesso nos dias de hoje.
Para dar um toque maranhense, resolvemos acrescentar dois ingredientes que são a cara da nossa cozinha: vinagreira e camarão. Vamos para a receita?
Ingredientes
- 1/2 maço de vinagreira
- 400 g de camarão rosa médio cozido
- 1 xícara de arroz arbóreo
- Pimenta do reino à gosto
- 1 litro de água
- 1 cebola média picadinha
- 1 colher (sopa) de manteiga
- 1 colher (sopa) de azeite de oliva extra virgem
- 2 dentes de alho
- Suco de 1 limão
- Sal a gosto
- Um maço de cheiro verde
- Algumas folhas de manjericão para decorar
Modo de preparo
Antes de tudo, corte e descasque todos os ingredientes. Um dos segredos do risoto é não parar de mexer, logo, você não poderá parar para picar alimentos durante. Caso contrário, o amido do arroz não será liberado adequadamente para dar o aspecto cremoso do risoto.
Tempere os camarões com alho, meio limão e sal a gosto.
Com todos os alimentos a postos, coloque para ferver 1 litro de água, em seguida, insira as folhas de vinagreira picadas, até elas amolecerem (geralmente acontece em poucos minutos), escorra a água em recipiente e reserve a vinagreira. Utilize a água da vinagreira para colocar temperos e especiarias a seu gosto.
Em uma frigideira antiaderente, refogue a cebola por 2 minutos e fogo médio, quando ela ficar transparente, adicione o arroz e refogue por 2 min. Aos poucos vá juntando a água com auxílio de uma concha ou algo parecido e mexendo sem parar, como um mingau. Não esqueça de colocar o sal.
É importante não deixar secar a água, pode ser necessário adicionar mais durante o processo. O arroz estará pronto quando estiver ao dente. Acrescente os camarões e a vinagreira, refogue por 4-5 minutos, mexa e acrescente um pouco de limão.
Está pronto!
Quer aprender mais?
Para os aventureiros na cozinha ou mesmo quem já trabalha na área, o Atelier Don’Anna realizará nesta sexta-feira (19), às 19h30, um curso sobre risoto italiano, ministrado pelo Chef Luciano Rosa, responsável por toda gastronomia do Grupo Mateus.
Na oportunidade, serão apresentadas técnicas e receitas do prato. Os interessados podem fazer as reservas pelos telefones: 2108-9896 e 98143-6134. A adesão custa R$ 100 reais e o participante tem direito a certificado.