Xilitol: O que é, como usar e onde comprar?
O adoçante natural ganha destaque por ser 40% menos calórico que o açúcar
O Xilitol é um adoçante considerado natural, porque é encontrado em frutas e vegetais e ganha destaque por ser cerca de 40% menos calórico que o açúcar. Para extraí-lo é feito um processo de hidrogenação conhecido como D-Xilose, porque apesar de ser encontrado em fontes naturais, a concentração é baixa.
A Nutróloga Priscila Nascimento afirma que além de adoçar, a substância possui outras utilizações. Recentemente pesquisas comprovaram aplicações clínicas em benefício da prevenção de cáries dentais, tratamento para diabetes, descontrole metabólicos dos lipídeos e lesões renais.
Como Usar
Cada grama de xilitol contém 2,4 calorias, enquanto a mesma quantidade de açúcar fornece 4 calorias. Ou seja, para quem busca menor impacto calórico, é recomendado como substituto do açúcar de mesa, para adoçar sucos, cafés e chás.
O adoçante é recomendado para pacientes com diabetes por conta do baixo índice glicêmico, que é de apenas 7, o açúcar comum possui IG referente a 70, ou seja, dez vezes maior.
Dra. Priscila destaca que não há contra indicações, com excessão de pessoas que sofrem com a Síndrome do Intestino Irritável, que só devem ingerir após consultar um médico especialista. A substância deve ser utilizada com cautela pois o uso em excesso pode levar a efeito laxativo.
Qual a diferença entre o Xilitol e a Stévia?
O xilitol tem sabor mais parecido com sabor natural do açúcar refinado e pode ser levado a altas temperaturas. Já a Stévia, pode ser melhor para quem sofre de problemas intestinais, mas, o sabor não é tão semelhante e não pode entrar em contato direto com o calor.