Bares, restaurantes e pizzarias ganham selo de qualidade

A iniciativa foi do Procon no Maranhão que analisou a execução dos serviços e a responsabilidade com o consumidor

Nesta edição de 2017, 104 estabelecimentos foram notificados no total

Nesta edição de 2017, 104 estabelecimentos foram notificados no total

O Procon/MA certificou,  36 estabelecimentos em São Luís, sendo 25 restaurantes que conquistaram o Selo Procon/MA de Qualidade e mais 11 pizzarias foram também certificadas com a novidade do Selo Pizza Massa. O certificado foi entregue em cerimônia realizada no auditório da Biblioteca Benedito Leite.
Nesta edição de 2017, 104 estabelecimentos foram notificados no total. Deste número, 74 restaurantes foram fiscalizados, sendo 25 certificados. Já outras 30 pizzarias foram notificadas, sendo 11 certificadas.
Os Selos destacam novamente a execução dos serviços e a responsabilidade com o consumidor. Além de, claro, mostrar aos fornecedores e prestadores de serviços que educação para as relações de consumo rendem bons frutos como o reconhecimento à melhoria na qualidade do atendimento.
“É muito importante. A gente aprende muito com o Procon e assim cuidamos mais para que o cliente tenha mais confiança. O cliente ainda olha, logo na porta, o selo e confirma que o local presta um bom serviço”, enfatizou Regis Fialho, o proprietário do restaurante Cabana do Sol.
Durante a execução do projeto, os comerciantes foram notificados para tomar ciência das exigências necessárias e tiveram um prazo de mais de 30 dias para se adequar. Com o fim desse período, os estabelecimentos foram fiscalizados. Os fornecedores que cumpriram os itens obrigatórios receberam a certificação, com o cumprimento dos itens facultativos, os bares e restaurantes conseguiram mais estrelas.
O certificado tem validade de um ano, mas pode ser cancelado em caso de irregularidades constatadas pelo órgão. Além disso, possui variação de uma a cinco estrelas, quanto mais critérios cumpridos, maior a pontuação.
“O Procon reconhece o esforço dos fornecedores, que cumpriram vários itens, demonstrando que é possível melhorar as relações de consumo e oferecer cada vez mais um serviço de excelência ao público consumidor. O objetivo é certificar bares, restaurantes e pizzarias, que além de terem cumprido à lei, implementaram e melhoraram as atividades. Garantiram ainda direitos dos consumidores, melhorando a qualidade do serviço em nosso Estado. Assim, mostramos ao consumidor, quais são os estabelecimentos que cumprem à legislação e que melhor vão lhe atender”, destacou o presidente do PROCON/MA, Duarte Júnior
Receberam o Selo Procon de Qualidade os seguintes estabelecimentos: Amendoeira Restaurante; Babbo Giovanni; Bar Mercearia; Barriga Verde; Buteko da Lagoa; Companhia da Picanha; Eko Sabor Natural; Galpão Grill Slz; Self-service Serve-se Bem; Restaurante Cabana Vip; Restaurante Escola Senac; Restaurante Guidô; Cabana do Sol; China in Box; Creperia Mariposa; Passo Fundo; Cheiro Verde; Fialho Steak Burguer; Casa Rossini; Quintal da Vovó; Salles Restaurante; Feijão de Corda; Botequim São Luís; Oak Wine Store e Mokai Temakeria Lounge .
Já os estabelecimentos que receberam o Selo Pizza Massa foram: Babbo Giovanni; Pizzaria Internacional; Casa Rossini; Amendoeira Restaurante; Pizza Club; Pizzaria Vignoli, Restaurante Feijão de Corda Grill; A Portuguesa; Mega Pizza; Pizza Hut e Pizzaria Bela Napoli.
 
 
Como receber o Selo Procon de Qualidade
O critério para o recebimento do selo é o cumprimento de quesitos obrigatórios, como, por exemplo, a informação de que o pagamento da taxa de 10% é opcional, as formas de pagamento, oferta de comanda para consumo, garantia de acessibilidade para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida, e, também, de quesitos facultativos, como o cardápio em outro idioma e a informação quanto a ingredientes que podem causar alergias alimentares.
A certificação pode ocorrer através da fiscalização de ofício, realizadas pelo órgão ou por iniciativa dos bares e restaurantes, que podem entrar em contato com o órgão. Após terem acesso ao questionário, os estabelecimentos receberão um prazo para o cumprimento dos itens exigidos, finalizado esse período, a equipe de fiscalização do órgão fará vistoria e analisará o cumprimento dos itens. A certificação será feita a partir do cumprimento de itens obrigatório e facultativos.

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