Etiqueta: saiba manusear corretamente os talheres
As saídas para restaurantes têm se tornado mais frequentes e o encontro com os amigos também, por isso um olhar mais atencioso às posições dos talheres pode ajudar nas boas maneiras à mesa
Com o advento da gastronomia no sentido literal da palavra, as pessoas além de se preocuparem em como a comida é preparada, o que e onde comer, as tendências da cozinha e ingredientes, elas também buscam saber em como se portar em restaurantes ou até mesmo em um jantar na casa de alguém. Nesse contexto, um dos itens básicos é a posição dos talheres, eles podem dizer muito sobre a sua experiência no local, com uma linguagem que os garçons entendem bem e sem precisar falar. Essa preocupação se torna também sinônimo de boas maneiras.
A consultora de mesa posta, Thaisa Jansen, ensina a posicionar os talheres à mesa, são orientações simples, que podem ajudar a quem tem dúvidas sobre o assunto.
Início
“A posição de talher, pela regra da etiqueta mesmo, só existe uma: o garfo ele deve ficar só de um lado e a faca só em uma posição. O garfo do lado esquerdo e a faca do lado direito, virada com o corte para dentro do prato. As pessoas, às vezes, confundem. Mas essa é um posição única para que fique correto”, explica Thaisa.
Pausa
“Quando a pessoa vai comer, mas os talheres tem que ficar abertos, indica que ela esta esperando ou está descansando, para poder pegar um pouco mais de comida ou trocar de prato”.
Não agradou
Essa posição indica insatisfação com o prato ou a qualidade do que foi oferecido ou escolhido no menu. “Pela regra de etiqueta, essa posição indica que o prato foi mais ou menos, mas muita gente não consegue utilizar dessa forma, e às vezes chama o garçom para poder falar sobre a experiência”, pontua.
Finalizando a refeição
“Quando você finaliza e não vai mais comer, para o garçom retirar o prato, os dois talheres devem estar virados juntos na mesma posição, ou para o lado direito ou no centro”, acrescenta.
Essa posição é parecida com a que mostra contentamento com o prato. Nela os talheres ficam posicionados da esquerda para direita, com em média um dedo de distância da faca para o garfo.