Bendita Pizza recebe selo da Sociedade Vegetariana Brasileira
O selo identifica o estabelecimento como um local que não só tem preparos veganos, mas que garanta o fornecimento desse produto sempre
Com poucos meses no mercado, a Bendita Pizza Artesanal já recebeu da Sociedade Vegetariana Brasileira o selo que reconhece o estabelecimento como o único que tem opções veganas em São Luís.
O selo é simbólico e identifica o estabelecimento como um local que tem preparos sem nenhum ingrediente de origem animal e que também garanta o fornecimento desses produtos sempre.
“Analisamos o estabelecimento, visitamos ou pedimos várias vezes a sugestão vegana para saber a qualidade. O local não pode ganhar o selo e depois deixar faltar os ingredientes do prato. É importante que os restaurantes procurem ingredientes que sejam fáceis, porque as opções são poucas e ai o vegano vai ao local e justamente o que ele quer não tem por falta de fornecimento. Essa tem que ser uma questão prática e sustentável”, explica a representante da SVB no Maranhão, Mônica Hering.
A pizzaria tem a frente o pizzaiolo Márcio Mello, que após sugestões e procura de adeptos, criou sete sugestões de pizzas veganas, além do cardápio tradicional. Os sabores são diversos e incluem: al ferro – vegetais da estação grelhados -, pizza de banana, tomate seco ao pesto de castanha do Brasil, mentira de frango, mentira de carne, calabresa com cebola caramelizada e muçarela.
“A ideia das pizzas veganas surgiu primeiro pela busca de um ou dois veganos, mas eu não sabia que aqui tinha um público vegano latente e também pensando no lado empresarial, em gerar opções. Enxerguei uma oportunidade de negócio, pois existe uma carência de mercado, os veganos reclamam de não ter para onde ir e não tem um restaurante em São Luís que tenha um cardápio vegano, mesmo que pequeno. Com os produtos veganos a gente atinge também aquelas pessoas que tem restrição à proteína do leite, por exemplo,” pontua Márcio.
A saída das pizzas que há algum tempo começou tímido, tem aumentado e a expectativa é que as sugestões veganas sejam responsáveis por cerca de 20% das vendas.
“É preciso investir em sustentabilidade e todo restaurante deveria se preocupar. Nós estamos na ponta desse consumo de carne e somos patrocinadores dessa indústria poluente que é a pecuária”, finaliza o pizzaiolo.
A representante da SVB explica que mesmo após receber o selo o local vai continuar sendo avaliado, para que haja fidelidade em manter no menu os produtos ideais para aqueles que seguem o estilo de vida. “É preciso saber se eles mantêm a qualidade e o produto. É importante que toda a equipe de funcionários seja instruída para saber o que significa e explicar aos clientes sobre. As vezes é preferível não oferecer a opção vegana, do que ter e não sustentar a ideia”, enfatiza Hering.
Mais informações sobre o assunto podem ser obtidas através do site da www.svb.org.br e do email: contato@santolegume.com.br