Premiações, palestras e aulas show são parte do Enchefs
Confira a programação completa do evento que tem duração de três dias
O Enchefs – MA vai acontecer nos dias 28, 29 e 30 de agosto, no Grand São Luís Hotel, em São Luís. O evento tem uma programação que envolve debates, preparos de receitas ao vivo por chefs locais e convidados de várias partes de Brasil, roda de conversa e a premiação dos cozinheiros selecionados em três modalidades diferentes.
Nesta segunda edição do concurso no Maranhão, a metodologia será a mesma do ano anterior, porém, com uma proposta mais ousada e inédita. A programação, foi pensada para atender a todo o público que estiver presente, mas principalmente aqueles ligados ao setor gastronômico do estado.
A abertura acontece às 15h, no dia 28 de agosto, no espaço “Banquete de Palavras”. Além deste espaço, haverá ainda o “Cozinha Show” com chefs mostrando o preparo de receitas, “Espaço Guajá” com rodas de conversas sobre a gastronomia, “Sabores e Emoções” que será no último dia do evento com a divulgação dos resultados dos chefs vencedores e o “Na Brasa” .
O evento está sendo organizado no estado pelo Grupo Maranhense de Artes Culinárias (AMAC), que foi lançado oficialmente dia 22 de agosto, sob coordenação do chef Júnior Ayoub, que em 2016 ganhou no prêmio Dólmã no Maranhão.
“A programação foi toda pensada em identificar como que a gastronomia pode ajudar o Maranhão e o turismo. Como transformar o Maranhão, em um estado sustentável gastronomicamente falando. Tentamos ver todos os lados da gastronomia, como comunicar a gastronomia, a saúde, redução de custos que é muito importante e na qualificação dos nossos chefs e o entrosamento deles, por isso a criação da AMAC e do Enchefs”, explica.
A participação é gratuita e o evento é aberto ao público.
Veja a programação complete dos três dias de evento
28 de agosto
“Banquete de Palavras”
15h30 – A professora e pesquisadora Linda Rodrigues, da Universidade Federal do Maranhão, vai mediar um debate sobre gastronomia e turismo.
17h30 – O tema prevenindo o câncer pela alimentação, será discutido pela mestre em Ciências da Saúde, Francisca Luíza Macieira Araújo.
18h30 – Estratégias para gestão do disperdício em restaurante, com Julianderson Bandeira.
19h30 – Grec Internship com Carol Maluf.
20h – Cine Gastrô
“Cozinha Show”
15h30 – Carré de Caranhã por Rafael Bruno
16h30 – Maranhão Vegano por Gopa
17h30 – Jabiraca a Brás por Danilo Sousa e Francisco André
18h30 – Arroz de Maré por Isabel Funo
19h30 – Pirarucu Manipulação por Fazenda Santa Maria
20h – Comida de Barraca de Praia por Miguel Moisés
“Espaço Guajá”
19h30 – Roda de Conversa, Tiquira Brasil
29 de agosto
“Banquete de Palavras”
20h – Cine Gastô
“Cozinha Show”
15h – Castanha do Maranhão por Rafael Libério
16h – Cogumelos Ianomâmis por Beto Bellini
17h30 – Azeite Babaçu
18h – Comida de Terreiro por Carmem Virginia
19h30 – Do Maranhão para o Mundo por Angêla Sicilia
“Espaço Guajá”
19h30 – Roda de Conversa sobre cervejas artesanais maranhenses por Thiago Borges
30 de agosto
“Sabores e Emoções”
15h – Concurso profissional
17h – Concurso profissional
19h30 – Concurso profissional
21h – Divulgação dos resultados e encerramento
“Cozinha Show”
15h – Pão de Babaçú por Flavia Moraes
16h – Pão Doce por Marco Antônio
18h – Receita especial de Lui Veronese
“Na Brasa”
15h – Cordeiro por Fred Caffarena
17h – Fogo de Chão por Carlos Tossi
O concurso
As indicações aconteceram de três maneiras: um chef foi indicado pela comissão de pesquisa, após preparar e inscrever uma receita inédita focada na sustentabilidade e preparada com produtos locais; um segundo, foi escolhido por indicação popular através da internet e o terceiro cozinheiro foi indicado por chefs premiados das edições anteriores. Um deles passará por duas etapas e ocupará uma das indicações ao Prêmio Nacional Dólmã 2017, que será realizado no Ceará.