Canal de receitas Tastemade inaugura café
Marca ficou conhecida por produzir vídeos de culinária de até um minuto na internet
Os adeptos das redes sociais já devem ter deparado com algum vídeo do estilo. Normalmente com um minuto de duração, as gravações resumem o preparo de receitas que “na vida real” leva até duas horas. Dinâmicas e benfeitinhas, elas conquistam até quem não tem nenhuma intenção de pôr a mão na massa. Em vez de uma Ana Maria Braga ou uma Palmirinha na narração do passo a passo, não há chef — tudo é explicado por legendas.
Ao som de animadas trilhas sonoras instrumentais, aparecem nos registros de duas câmeras apenas duas mãos manipulando os ingredientes. Um prato cheio para a internet. A fórmula fez a fama do canal Tastemade, vindo dos Estados Unidos. A marca ganhou um braço nacional em 2014 e, desde então, não parou de crescer por aqui.
Hoje, acumula quase 18 milhões de seguidores em suas páginas no Facebook, YouTube, Instagram, Apple TV e Pinterest (só perde para a plataforma americana, com 30 milhões de fãs).
O sucesso em terras brasileiras fez com que a empresa inaugurasse em novembro seu primeiro estúdio fora dos Estados Unidos. Em um prédio da Vila Madalena, onde trabalham vinte pessoas, há duas cozinhas para filmagens e outra dedicada ao preparo dos alimentos.
“No Brasil, investimos em conteúdos mais coloridos e de comidinhas ‘afetivas’ ”, explica o diretor Frederico Leonardo Dora. No térreo do mesmo endereço, na Rua Harmonia, a companhia lançará um estabelecimento próprio, o Tastemade Café. O espaço de 120 metros quadrados deve ser inaugurado oficialmente no próximo dia 10.
Trata-se do primeiro negócio desse tipo da empresa no mundo. Ali, serão vendidos alguns dos quitutes campeões de visualizações na plataforma, que também tem um aplicativo. O cardápio mudará conforme a audiência. Entre as delícias aparecem o bolo molhado de coco toalha felpuda (aquele “da vovó”, embalado em papel-alumínio), dono da marca de 24 milhões de acessos, por 9 reais a fatia.
O bolo de cenoura com cobertura de chocolate custa 10 reais o pedaço. Ele é exposto junto de uma plaquinha com o número de cliques, atualizado periodicamente, à medida que a quantidade vai aumentando. Com mais de 4 milhões de views, o pão de queijo, por exemplo, ganhou uma versão diferentona. Vem com recheio de “misto quente”, ou seja, presunto e queijo, e passa pela chapa (16 reais)