Spoleto se revitaliza para crescer em tempos adversos
O Spoleto fechou 2016 com 365 unidades no Brasil
O carioca Antonio Moreira leite, de 39 anos, é o CEO do Grupo Trigo, que une as marcas Spoleto, Domino’s Pizza e Koni Sushi. Depois de experiências no mercado financeiro e no planejamento de uma das maiores redes varejistas de vestuário do país, em 2005 integrou-se à equipe do Grupo Trigo para assumir o marketing da rede de pizzarias norte-americana, que, então com 30 unidades no Brasil, estava indo de mal a pior.
“Seis meses depois, demos início a uma rota de crescimento muito grande, que permanece até hoje”, diz Antonio sobre a Domino’s – que tem como meta chegar a 25 novas unidades inauguradas até o fim do ano, totalizando 158 restaurantes. Hoje, a marca representa cerca de 30% no faturamento do grupo.
O Spoleto, com 353 unidades (pretende fechar o ano com 365), representa 50% do faturamento total. Para a marca, com proposta de culinária italiana fast-food, algumas transformações já começaram a ser aplicadas. “Não é só uma conversão de imagem, uma mudança apenas estética.
Queremos democratizar a boa culinária, trazer mais frescor à comida”, explica o CEO. As massas secas do restaurante italiano são importadas da Itália. Para os estados de maior presença do Spoleto (São Paulo e Rio de Janeiro), massas frescas e molhos são de fabricação própria, assim como as massas das pizzas Domino’s e o yakissoba do Koni Sushi. Para dar conta dessa produção – 800 toneladas mensais –, o grupo mantém uma fábrica própria, em Volta Redonda, no Rio de Janeiro.
Os investimentos para as reformas girarão em torno de R$ 100 mil por restaurante, totalizando R$ 35 milhões. O novo projeto já foi implementado em uma unidade do Rio de Janeiro, e, segundo Antonio, o faturamento cresceu 37%. “Falando, as transformações parecem simples. Mas exigem muito empenho e sintonia de equipe. Para 2017, esse é nosso foco.”