'PRIMEIRA VEZ'

Maranhão sediará etapa do maior torneio de robótica do Brasil; saiba como participar

Equipes de 2 a 10 competidores podem se inscrever para os torneios regionais até 12 de março. Etapa no Maranhão acontece de 13 e 14 de maio

Na quarta (19), quinta (20) e sexta-feira (21), a programação será diversificada, com apresentação das escolas em tempo parcial. (Foto: Reprodução)

Pela primeira vez o Maranhão terá uma edição regional do Torneio de Robótica FIRST Lego League – Challenge, organizado pelo Serviço Social da Indústria (SESI). As inscrições seguem até a próxima sexta-feira (12). No entanto, equipes compostas por até 10 competidores, direcionadas por dois treinadores adultos, podem se inscrever até maio, no canal do Torneio de Robótica, para competir nas etapas regionais.

Leia também: Torneio encerra atividades da quarta etapa do Projeto Educação e Esporte

A competição terá transmissão online pelos canais de comunicação do SESI. O torneio tem abrangência para todos os estados da região Nordeste e permite equipes de escolas públicas, particulares e de garagem. O Torneio SESI de Robótica FLL – Regional MA acontece nos dias 13 e 14 de maio.  

As equipes inscritas no Regional receberão estrutura para gravação e submissão dos rounds nas plataformas oficiais do torneio. Os ambientes serão estruturados nas escolas do SESI Anna Adelaide Bello (São Luís), Marly Sarney (Imperatriz) e Presidente Médici (Bacabal). 

Novos desafios

Para a nova temporada, o tema é RePLAY. O objetivo é incentivar a prática de atividades físicas para garantir uma qualidade de vida melhor, evitar o sedentarismo e promover a saúde.

Sendo assim, os participantes devem pensar em formas inovadoras de motivar e tornar as pessoas mais ativas. Este é o primeiro critério de avaliação: Projeto de Inovação. 

“Estamos trabalhando para promover essa etapa regional do Maranhão desse que é o maior torneio de robótica do país. Devido a pandemia, teremos um evento fechado e exclusivo para os competidores e seguindo todas as recomendações do SESI Nacional e da FIRST Lego League. Esse é um sonho antigo do SESI-MA que agora será concretizado com grandes chances de nossos alunos ganharem e representarem o Maranhão na competição nacional”, enfatiza o superintendente do SESI-MA, Diogo Lima. 

Participação

Para participar, os competidores devem ter entre 9 e 16 anos, podendo representar uma escola pública ou particular, clube, organização ou simplesmente formar um time com um grupo de amigos (equipes de garagem). Cada time deve ter, no mínimo, quatro competidores.

Covid-19

Devido à pandemia da Covid-19, a competição será realizada remotamente. O principal ambiente de avaliação será pela FIRST REH (Remote Event Hub), uma plataforma oficial da FIRST desenvolvida especialmente para os torneios online.  

As etapas regionais começam em 08 de abril e seguem até 15 de maio. As equipes classificadas garantem vaga para o Festival SESI de Robótica, que será realizado entre 28 e 30 de maio. 

Para se manter bem informado sobre o Maranhão acesse oimparcial.com. Siga, também as nossas redes sociais, Twitter, Instagram e curta nossa página no Facebook. Tem alguma denúncia para fazer? Entre em contato por meio do nosso WhatsApp (98) 99120-9898.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias