Rally dos Sertões

Piloto Fábio Cadasso é o Maranhão na categoria carros Super Production

Piloto maranhense vai para a sua décima segunda participação no maior Rally das Américas – o Rally dos Sertões.

Essa é a sua décima segunda participação no maior Rally das Américas. (Foto: Divulgação

Com o lema “Caminho que Inspira”, a 32ª edição do Rally dos Sertões começa nesta sexta-feira (23), com roteiro inédito que tem largada e chegada em Brasília. No maior Rally das Américas, o piloto veterano Fábio Cadasso (Equipe Cadasso Racing) é o representante do Maranhão na categoria Carros Super Production.

Em formato de laço (ou margarida), a edição do Rally dos Sertões 2024 será realizada de 23 a 31 de agosto, tendo oito etapas. O prólogo que define a ordem de largada é nesta sexta-feira (23). Na sequência, sábado (24), será a largada da primeira etapa, com destino à cidade de Formosa (GO).

Pilotos e navegadores em 181 veículos, entre motos, carros e UTVs iniciam uma disputa de 3.704 km atravessando o Distrito Federal, Goiás, Minas Gerais e Bahia.

Nesta edição, o piloto Fábio Cadasso volta a competir a bordo de uma caminhonete Triton ER (carro de número 377 no rally). Esse é o mesmo carro que ele conquistou, no ano passado, o título de campeão Brasileiro e o vice-campeonato na categoria ‘Super Production’, no Rally dos Sertões.

Em 2024, Cadasso busca o título de campeão na mesma categoria, mas com um novo parceiro de navegação: o cearense Marcus Vinicius Chagas.

“O Marcus Vinicius, o Marreco, é um navegador experiente no rally de regularidade e de velocidade. Ele soma forças à equipe Cadasso Racing, ao lado dos amigos mecânicos Francisco Júnior e Afonso Gonçalves, o Magrão. Sobre o nosso carro, reforçamos a suspensão e a parte traseira também. Neste ano, a organização do Rally tirou trechos de quebradeira, com muitas subidas de serra, pedra e passagens por rio. Estamos mais confiantes no carro para um rally seguro em direção ao pódio”, disse Fábio Cadasso.

Fábio Cadasso tem uma história longa com o Rally dos Sertões. Cadasso é o único piloto da história dos Sertões a competir em todas as modalidades: motos, quadriciclos, UTVs, carros e caminhões. O feito rendeu ao veterano maranhense, o apelido de ‘Highlander dos Sertões’, em menção ao filme épico do guerreiro imortal.

“Sou um apaixonado por velocidade. O sentimento de superação e seguir fazendo história para o Maranhão no Rally dos Sertões são fatores que me motivam todos os anos a competir. Tenho orgulho de representar o meu estado no maior rally das Américas. Agradeço ao patrocínio do Governo do Estado e do Grupo Mateus, que todos os anos estão com a Equipe Cadasso Racing. Vamos buscar mais um pódio para o Maranhão”, afirma Fábio Cadasso.

A equipe Cadasso Racing conta com o patrocínio do Grupo Mateus e Governo do Estado do Maranhão por meio da Lei Estadual de Incentivo ao Esporte.

TRAJETÓRIA FÁBIO CADASSO NO RALLY DOS SERTÕES
Fábio Cadasso estreou no Rally dos Sertões em 2012, na categoria Caminhões Leves pela Equipe Ford Racing Trucks/Território Motorsport. Ele foi pódio em 3º lugar na categoria.

Em 2013, Cadasso pilotou um Troller (Equipe Troller Racing/Território Motorsport) e terminou em 3º na categoria Production T2. No mesmo ano, conquistou os títulos: Brasileiro e Paulista de Rally Cross Country 2013, categoria Caminhões Leves.

Em 2015, Fábio retornou ao grid do Rally dos Sertões com a própria equipe para representar o Maranhão, a Cadasso Racing, formando uma longa e vitoriosa parceria com o experiente navegador João Afro.

Na categoria Carros Production T2, a dupla maranhense conquistou no Rally dos Sertões: o vice-campeonato, em 2016; e o 5º lugar no ano de 2015. Já em 2017, a dupla subiu ao pódio no 4º lugar na categoria TR4 e o 5º lugar na Production T2. Fábio e João também foram campeões na categoria carros Production T2 durante a 20º edição do Rally Rio Grande do Norte, o chamado ‘Rally RN’, em 2018.

Em 2018, Fábio seguiu para novas experiências no Rally do Sertões. Ele estreou na categoria motos. Mas um acidente, durante a competição, tirou o piloto da briga pelo pódio.

Dando continuidade para experimentar todas as categorias do Sertões, em 2019, Fábio correu de quadricilos , e concluiu a prova. Em 2020, Fábio e o navegador Artur Carvalho competiram na categoria UTV Over 45. A dupla fechou a prova em sétimo lugar.

Na edição de 2022 do Sertões, Fábio Cadasso voltou a fazer dupla com o navegador João Afro. E juntos, eles subiram ao pódio em quarto lugar na categoria carros ‘Pró-Brasil’. Já em 2023, Fábio foi vice-campeão da categoria Carros Super Production, ao lado do navegador Cesinha Pereira.

ETAPAS RALLY DOS SERTÕES 2024

23/8 – Prólogo / Super Prime: Brasília (DF)
24/8 – Primeira etapa: Brasília (DF) / Formosa (GO)
DI: 38 km / SS: 236 km / DF: 253 km – Total: 535 km
25/8 – Segunda etapa: Formosa (GO) / Santa Maria da Vitória (BA)
DI: 29 km / SS: 433 km / DF: 208 km – Total: 670 km
26/8 – Terceira etapa: Santa Maria da Vitória / Luís Eduardo Magalhães (BA)
DI: 3 km / SS: 336 km / DF: 47 km – Total: 386 km
27/8 – Quarta etapa: Luís Eduardo Magalhães / Luís Eduardo Magalhães (Maratona)
DI: 6 km / SS: 418 km / DF: 10 km – Total: 434 km * motos, quadriciclos e UTVs CBM
DI: 16 km / SS: 236 km / DF: 14 km – Total: 293 km * carros e UTVs CBA
28/8 – Quinta etapa: Luís Eduardo Magalhães / Luís Eduardo Magalhães (Maratona)
DI: 6 km / SS: 418 km / DF: 10 km – Total: 434 km * carros e UTVs CBA
DI: 16 km / SS: 236 km / DF: 14 km – Total: 293 km * motos, quadriciclos e UTVs CBM
29/8 – Sexta etapa: Luís Eduardo Magalhães / Formosa (GO)
DI: 139 km / SS: 218 km / DF: 277 km – Total: 634 km
30/8 – Sétima etapa: Formosa / Formosa
DI: 85 km / SS: 349 km / DF: 63 km – Total: 497 km
31/8 – Oitava etapa: Formosa / Brasília
DI: 29 km / SS: 133 km / DF: 101 km – Total: 263 km

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Negócios
Mais Notícias