RETROSPECTO

O Maranhão na série D do Campeonato Brasileiro

É a 15ª participação maranhense na quarta divisão da competição promovida pela CBF.

O MAC é um dos representantes do Maranhão na Série D. (Foto: Hiago Ferreira)

Com o alongamento da Série D a partir de 2020 e a mudança de auxílio financeiro para cotas aos participantes, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) deu um grande passo na valorização de mais um de seus eventos promovidos pela entidade, criado para envolver, principalmente, os estados que não tinham representação nas demais séries já existentes: A, B e C. A Série D é também chamada de quarta divisão.

O estado do Maranhão vai estar presente na decima quinta etapa da série D, que foi criada em 2009 com quarenta clubes. No primeiro, o estado do Acre não se credenciou para participar da competição, portanto, foram trinta e nove vagas distribuídas da seguinte forma: os quatro primeiros estados do RNF (Ranking Nacional das Federações) tiveram direito a três representantes cada, indicados através desempenho nos campeonatos estaduais ou torneios realizados por cada federação estadual (em 2010 estes estados perderam o direito a esta vaga extra, dando lugar aos clubes rebaixados da série C 2009), entre eles o Sampaio Correa.

Do quinto ao nono colocado tiveram direito a dois representantes cada. Os demais tiveram um representante cada, entre os quais o Maranhão. Nos estados onde existiam times que já tinham vagas garantidas nas séries A, B ou C (Sampaio disputava a Série C), as vagas foram repassadas conforme a classificação nos campeonatos estaduais.

TRÊS VEZES MAC

O MAC esteve representando o futebol maranhense na Série D nos anos de 2013,2016, 2017 2019, tendo se classificado na primeira fase no ano de 2017, quando chegou até ao terceiro mata mata diante do Operário de Ponta Grossa-PR, um dos que tiveram acesso.
Vai ser a quarta edição da Série D com 64 participantes, divididos em grupo de oito, jogando entre si no sistema de ida e volta, dentro do grupo, classificando quatro de cada.

Os nossos dois representantes, Cordino e MAC estão no Grupo A2 juntamente com Atlético Cearense, Caucaia e Ferroviário do Ceará, Fluminense e Parnhayba do Piauí e Tocantinópolis de Tocantins.

O MAC já enfrentou o Atlético Cearense na Série D de 2019, perdendo as duas partidas e contra o Ferroviário em cinco oportunidades no Campeonato Nacional, com o registro de duas vitórias, um empate e duas derrotas. Já o Cordino jogou quatro vezes diante do Ferroviário, com o registro de três empates e uma derrota.

SAMPAIO CAMPEÃO

Já tivemos três representantes obtendo acesso a Série C do Campeonato Brasileiro de Futebol. Em 2012 com o Sampaio Corrêa, o Moto que ficou entre os quatro primeiros em 2016 e Imperatriz em 2018. O Sampaio ganhou o título invicto da Série D de 2012. O Moto e imperatriz foram rebaixados, respectivamente, no ano seguinte a seus acessos para a Série D.
O time do Sampaio jogou três vezes a Série D.

Em 2010, 2011 e 2012. Logo na primeira participação ficou o 2º mata-mata para o Guarany de Sobral, em São Luís. No ano seguinte, 2011, ficou no primeiro mata-mata pra Cuiabá de Mato Grosso. Em 2012, o time boliviano 2012, além de ter acesso a série C, sagrou-se campeão invicto da competição.

MOTO CLUB

O Moto Club de São Luís volta a disputar a série D de 2014, como único representante maranhense na competição. O time motense fez parte do grupo A2 na fase classificatória, juntamente com River do Piauí, Clube do Remo do Pará; Guarany de Sobral, e Interporto do Tocantins.

Participaram quarenta e um clubes. O campeão foi o Tombense de Tombos (Mg), e o vice Brasil de Pelotas (RS), que subiram a série B de 2015 além de Londrina do Paraná e Confiança de Sergipe. O Moto classificou na fase inicial, mas, ficou no 2º mata mata.

IMPERATRIZ

No ano de 2015 o futebol maranhense foi representado pela Sociedade Imperatriz de Desportos, vice campeão maranhense de 2014. O time Imperatriz ficou na 3ª colocação na fase classificatória, jogando contra Palmas, River; Guarani de Juazeiro e Santos do Amapá. O campeão da série D 2015 foi o Botafogo de São Paulo e o vice River do Piauí. Subiram para série B de 2016, o Botafogo e River, campeão e vice da serie D 2015, respectivamente, mais, Clube do Remo do Pará, Ypiranga de Erechim do Rio Grande do Sul.

2016: MOTO CLUBE

No ano de 2016 o futebol maranhense passou a ter dois representantes na competição, graças a ultrapassagem da Federação Maranhense de Futebol sobre a do Rio Grande do Norte no Ranking da Federações junto a CBF. Moto Clube de São Luís e Maranhão Atlético Clube como melhores classificados entre os demais que participaram do campeonato regional vencido pelo Moto e Sampaio como vice. O time motense teve acesso a Série C de 2017.

CORDINO

No ano de 2017 o futebol maranhense foi representado por Cordino e MAC, igualmente como agora, o Cordino como vice campeão maranhense de 2017 e MAC terceiro melhor colocado no Campeonato, já que Sampaio e Moto disputaram a série C.daquele ano. O Cordino ficou na fase classificatória, e o MAC saiu no terceiro mata-mata.

REBAIXADOS

No ano de 2018 participamos com três representantes na Série D: Moto Clube de São Luís rebaixado da série C 2017, Cordino vice campeão maranhense de 2017 e Imperatriz melhor pontuado no campeonato regional. Todos passaram na fase classificatória. O Moto ficou no primeiro mata-mata para o Imperatriz. O Cordino foi vencido pelo Ferroviário -CE, e o Imperatriz teve acesso a Série C de 2019.

2021: TRÊS REPRESENTANTES

Novamente, no ano de 2021, participamos com trÊs representantes na série D, o Imperatriz, rebaixado da série C 2020, Moto Club de São Luís como vice-campeão maranhense de 2020 e Juventude melhor pontuado no campeonato regional. O Moto ficou no terceiro mata-mata para o América de Natal.

2022: MOTO E JUVENTUDE

Em 2022, novamente Moto e Juventude participaram da terceira etapa da série D no modelo atual de grupos com oito participantes, jogando no sistema de ida e volta, classificando os quatro primeiros de cada um dos grupos. No primeiro ano, 2020, o time motense, mais uma vez passou na fase classificatória, sendo eliminado pelo América de Natal no segundo mata-mata. O Juventude ficou no primeiro mata-mata diante do Amazonas .

Em 2021 o time do Moto foi eliminado no segundo mata-mata pelo América de Natal, no segundo mata mata, depois de ter despachado o Castanhal do Pará. O time motense perdeu por 1 x 0 em Natal e de 4 x 2 em São Luís. Em 2022, depois de eliminar o São Raimundo de Roraima no primeiro mata-mata, foi eliminado, mais uma vez, pelo América-RN. Perdeu de 2 x 1 em Natal e 1 x 0 em São Luís.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Negócios
Mais Notícias