Marrocos vence Canadá e se classifica para oitavas de final da Copa do Mundo
Líder do grupo F, essa é a segunda vez na história que a seleção africana chega ao mata-mata do torneio.
Surpresa na chave F, o Marrocos se classificou para as oitavas de final na liderança do grupo em que a Bélgica era considerada a favorita. Nesta quinta-feira (1/12), a seleção africana enfrentou o Canadá, no Estádio Al Thumama, em Doha.
A vitória por 2 x 1 carimbou a vaga do time no mata-mata da Copa do Mundo do Catar e, de forma histórica, a segunda participação do Marrocos nesta fase do Mundial.
Os marroquinos chegaram ao encerramento da fase de grupos sem tomar gols. A equipe estreou com um empate sem gols com a Croácia. No segundo jogo, Os Leões do Atlas superaram a Bélgica por um placar de 2 x 1.
Com a boa campanha, o Marrocos marcou a história e, pela segunda vez, avançou às oitavas de final da Copa do Mundo. A primeira vez foi em 1986, no México, quando os africanos chegaram ao mata-mata, mas caíram diante da Alemanha Ocidental.
Já os canadenses não tiveram uma trajetória positiva até aqui. Em sua segunda participação no Mundial, o Canadá não pontuou e se despede do torneio como lanterna do grupo F.
A estreia foi diante do Canadá, com uma derrota por 1 x 0. Depois, perdeu para a Croácia por 4 x 1. Apesar da campanha sem sucesso, o Canadá já está garantido na próxima Copa do Mundo como um dos países-sede.
O jogo
Os marroquinos começaram a partida bem confortáveis diante dos “Les Rouges”. A prova disso foi o gol de Ziyech logo aos três minutos de jogo. O jogador aproveitou a falha do sistema defensivo do Canadá e a desatenção do goleiro Borjan para marcar de cobertura.
O Canadá, que precisava de pelo menos um empate para não se despedir sem pontuar, foi incapaz de impedir que o Marrocos dominasse a partida. Não demorou muito para os Leões do Atlas balançarem a rede adversária pela segunda vez, com gol de En-Nesyri.
A partida agitada também rendeu o primeiro gol contra da Copa do Mundo de 2022. O zagueiro Aguerd falhou e marcou para a equipe canadense.
Depois disso, para encerrar o primeiro tempo, En-Nesyri apareceu mais uma vez e chutou direto para o gol, mas o juiz apitou impedimento.
Buscando a recuperação no placar, o Canadá voltou para a segunda etapa com uma postura diferente. Aproveitando o cansaço dos marroquinos, a seleção canadense começou a pressionar.
O grito de gol quase saiu aos 34 minutos, em uma boa chance de Hutchinson. O jogador tentou de cabeça, mas a bola não quis entrar e bateu direto no travessão. A imposição continuou na parte final do jogo e o Canadá, em desvantagem, tentava mudar a realidade do jogo e garantir pelo menos o gol de empate.
Desejo que não se concretizou, apesar do esforço canadense. Muitas chances, mas nenhuma de perigo suficiente para assustar os marroquinos.
O adversário do Marrocos nas oitavas de final será o segundo colocado do Grupo E da Copa do Mundo 2022. A definição acontece na tarde desta quinta-feira (1/12), depois dos confrontos entre Japão x Espanha e Costa x Rica e Alemanha, ambos às 16h.